Cláudio Ademar da Silva assume a presidência do CBHSF com promessa de luta e participação

0

Nova Diretoria Colegiada é eleita para o mandato 2025-2029, unindo experiência técnica e compromisso social

Belo Horizonte, setembro de 2025 – Cláudio Ademar da Silva, barranqueiro e filho de um agricultor e de uma professora, é o novo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Empossado durante plenária realizada em Belo Horizonte, ele liderará o Comitê no mandato 2025-2029, trazendo uma trajetória de vida profundamente ligada à história do Velho Chico.

Nascido em Paulo Afonso (BA), Cláudio vivenciou na infância a inundação das terras de sua família para a construção da Usina Hidrelétrica de Itaparica, experiência que moldou seu compromisso com a defesa ambiental e os direitos dos povos afetados. Ao longo de sua trajetória, atuou em movimentos sociais, sindicatos e programas de desenvolvimento rural, com foco em políticas públicas construídas “da base para o gabinete”, como defendia o geógrafo Milton Santos.

Sua formação acadêmica em Administração e Direito, somada à especialização em Gestão Ambiental e experiência prática em agricultura e consultoria, preparou-o para os desafios da gestão hídrica. Cláudio trabalhou na Codevasf, foi consultor da Funai e atuou em programas como o Bahia Produtiva, financiado pelo Banco Mundial. Ele ingressou no CBHSF em 2016, inicialmente como suplente, participando ativamente da Câmara Técnica Institucional e Legal, onde foi relator da comissão de mediação de conflitos no oeste baiano.

Na presidência, Cláudio estabeleceu três prioridades estratégicas para a bacia do São Francisco: reconhecer o rio como sujeito de direito, ampliar o financiamento e a participação das comunidades ribeirinhas e prefeituras, e promover a união entre todos os segmentos do Comitê, garantindo uma gestão participativa e democrática.

Entre seus projetos está a construção do Campus de Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Camponesas – OPARÁ/Campus Intercultural UNEB, em Jeremoabo (BA), reforçando sua atuação na educação e inclusão social.

*Nova Diretoria Colegiada do CBHSF*

Além do presidente Cláudio Ademar, a Diretoria Colegiada eleita para o mandato 2025-2029 é composta por:
• Vice-presidente: Altino Rodrigues
• Secretária: Rosa Cecília Lima Santos
• Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco – Coordenador: Adson Ribeiro | Secretário: José Valter Alves
• Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco – Coordenador: Cláudio Pereira | Secretário: Anselmo Cayres
• Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco – Coordenador: Elias Silva | Secretário: Wilson Simonal
• Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco – Coordenador: Maciel Oliveira | Secretário: Mario Leo

Com ampla experiência em Desenvolvimento Sustentável, Direito e Gestão Ambiental, Cláudio Ademar da Silva assume a presidência com o compromisso de unir técnica, diálogo e participação social para construir o futuro do Velho Chico. “Conto com a colaboração de todos. Vamos construir, juntos, o futuro do Velho Chico”, conclui.


Assessoria de Comunicação do CBHSF