Clientes da Neoenergia Pernambuco com deficiência visual podem solicitar conta de energia em braille

0

Engajada na promoção da inclusão e da igualdade social, a Neoenergia Pernambuco oferece aos clientes com deficiência visual em todo o Estado, a possibilidade de receberem a conta de energia impressa em braille. O serviço é oferecido há 12 anos e, em alusão ao Dia Nacional do Sistema Braille, celebrado nesta terça-feira, 8 de abril, a distribuidora reforça que o acesso à sistematização de escrita e leitura tátil da conta de energia, é fácil e gratuito.

“Hoje, temos 27 clientes inscritos nesse serviço e que recebem a fatura em braille regularmente no Estado. Mas sabemos que a população com deficiência visual, incluindo pessoas cegas, é muito maior. Estamos preparados para atendê-las da melhor forma possível, promovendo inclusão e tornando-as protagonistas na sociedade através do acesso à informação de tarefas cotidianas, como o recebimento da fatura de energia”, destaca Adriano Barros, gerente comercial da Neoenergia Pernambuco.

Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual (PNAD 2022) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pernambuco possui 359 mil pessoas com algum tipo de deficiência visual – incluindo a cegueira.

Histórico

O Sistema Braille é um dos acessos de pessoas com cegueira ao conhecimento. Ele foi introduzido no Brasil em 1854 por José Alvares de Azevedo no então Instituto Imperial dos Meninos Cegos, no Rio de Janeiro, conhecido nacionalmente como Instituto Benjamin Constant na atualidade.

O jovem, que estudou em Paris durante o período imperial no Brasil, teve a oportunidade de conhecer e aprender o código originalmente criado por Charles Barbier para comunicação entre militares no que ficou conhecido como “comunicação noturna”. Sem popularização entre os soldados diante do complexo número de combinações, o sistema foi adaptado para leitura e escrita de pessoas com cegueira por Luis Braille, então estudante em um instituto de jovens cegos em Paris. O Sistema Braille passou a garantir o protagonismo social de pessoas com cegueira no mundo através do acesso ao conhecimento.

Podemos afirmar que, através do braille, se ampliam as possibilidades de comunicação, de acesso ao conhecimento, à cultura, à informação, permitindo uma maior inserção social e educacional. Empresas devem incentivar a adoção de tecnologias assistivas como o braille e disponibilizar recursos do cotidiano como a tarifa de energia, por exemplo. Ainda são poucas as que tem esse cuidado de promover o acesso à informação derrubando barreiras”, Luzia Guacira, preceptora pedagoga do Instituto Santos Dumont (ISD).

A fatura em braille é disponibilizada aos clientes com deficiência visual por todas as distribuidoras do Grupo Neoenergia – Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF).

Foto: Divulgação / Neoenergia Pernambuco.