Com a onda de calor constantemente registrada, as unidades de Ensino de Petrolina vêm apontando a necessidade de ações que amenizam a temperatura. Diante disto, em um trabalho contínuo para a climatização das escolas e creches do município, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, segue instalando equipamentos de ar-condicionado nas instituições. A climatização integra o maior programa de investimentos da gestão municipal na área de Educação, cujo objetivo é, além de investir na reforma e construção de novas escolas e creches, levar inovação e qualidade pedagógica para as unidades de ensino e garantir ambientes mais confortáveis e melhores condições de trabalho e estudo para profissionais da área e estudantes.
O investimento tem dado grandes resultados, contribuindo para aumentar o desempenho dos professores e para manter os alunos focados nas aulas. “Já percebemos uma enorme mudança no comportamento de todos os alunos na escola. É indiscutível a melhoria na vontade de estar mais presente na sala de aula. Isto está incentivando os alunos a se dedicarem mais aos estudos”, afirmou o professor Adiclesio de Macêdo, da Escola Municipal Estevão Rodrigues, em Rajada.
A ação é bastante elogiada também pelos pais e responsáveis das crianças. É o caso de Geodarque Rodrigues, pai de Davi Luiz, aluno do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Estevão Rodrigues. “É muito importante ter salas de aula climatizadas, pois garante mais saúde e bem-estar aos alunos, além de melhorar o seu desempenho. Essa ação também contribui para melhorar a produtividade dos professores. Nunca tinha visto de uma gestão todo esse cuidado com a educação como estou vendo agora, com escolas organizadas e com condições de receber estudantes e professores”, disse Geodarque.
Com cerca de 80% das salas de aula já climatizadas, as equipes do setor de infraestrutura da Secretaria trabalham por etapas, pois, antes da efetiva instalação dos equipamentos de ar-condicionado é preciso realizar vistoria, avaliação estrutural e da fiação elétrica dos prédios escolares, uma vez que, em alguns espaços educacionais, há necessidade de mudanças e/ou adequações da rede elétrica, ampliação da carga de energia, substituição da fiação, disjuntor, criação de circuitos, entre outros serviços. A meta é que todas as unidades de ensino estejam climatizadas até dezembro de 2024.