CMDDCA reabre inscrições para conselheiros tutelares em Petrolina

0

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Petrolina anunciou, nesta terça-feira (04), a reabertura das inscrições para apresentação de candidaturas ao cargo de conselheiros tutelares de Petrolina. As pessoas interessadas em participar do processo seletivo e eleição terão até quinta-feira, dia 6 de julho, para se inscreverem.

Ao todo são ofertadas 10 vagas no Conselho Tutelar para o quadriênio 2024/2027, que eleitos devem receber vencimento de 03 salários-mínimos. A eleição ocorrerá no dia 23 de julho, seguido pela posse no dia 10 de janeiro de 2024. A prorrogação é uma recomendação do Ministério Público que solicitou uma nova convocação das eleições.

Segundo o João Callou, Conselheiro Tutelar e Membro da comissão Eleitoral, o prazo para inscrições foi prorrogado após o baixo número de inscritos no processo de escolha e depois da aplicação da prova objetiva que evidenciou que não havia sido atingido o número mínimo de aprovados para prosseguir com as demais etapas.

“Inicialmente é preciso esclarecer que não ouve nenhuma anulação, muitos menos um cancelamento do processo de escolho que envolvem as eleições do Conselho Tutelar de Petrolina, o que ocorreu é que tivemos um baixo número de inscritos e como diz a lei municipal precisa atender uma quantidade mínima de 20 candidatos para dar continuidade ao processo. Contudo, a gente sempre fica de reduzir as instruções, seguimos com as demais etapas, que era uma prova objetiva que inclusive foi feita pela Facape com muita com toda transparência possível, só que infelizmente de 7 candidatos habilitados”.

Nessa reabertura os candidatos já selecionados não serão prejudicados.

Pré-réquisitos


Para os candidatos que tenham interesse em se candidatar devem preencher alguns requisitos, por exemplo:
Comprovada idoneidade moral
Ser maior de 21 anos
Residi em Petrolina há mais de 2 anos
Comprovante de quitação com a Justiça eleitoral

Experiência nas áreas de promoção, atendimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente de no mínimo 2 anos.

Entre outros requisitos, que podem ser conferidos no edital

Confira o edital