Nesta quinta-feira (28), o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim anunciou a esperada reabertura gradual do comércio do município. A coletiva contou com a participação de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro (CDL), do Sindicato dos Comerciários, do Distrito Industrial, Sebrae, Juá Garden Shopping, além dos vereadores Charles Leal e Tiano Félix.
Segundo o prefeito, a reabertura do comércio será feita em três etapas e começa na próxima segunda-feira (1º) com as lojas, óticas, lojas de suplementos e de produtos naturais. As demais fases de liberação serão nos dias 15 e 30 de junho.
A medida prevê que o comércio não essencial poderá funcionar, das 8h às 18h, somente de segunda a sexta-feira. Aos sábados e feriados só funcionam os serviços essenciais. Para isso acontecer, é necessário seguir as medidas sanitárias como uso de máscaras (por clientes e funcionários), álcool gel, distanciamento entre as pessoas e limitação no número de clientes dentro dos estabelecimentos.
Também estão autorizados os ambulantes, desde que sigam as medidas recomendadas. No entanto, segue proibido o consumo de alimentos dentro de estabelecimentos como padarias, lanchonetes e restaurantes.
O plano, no entanto, não é definitivo e está condicionado à progressão no número de casos e à taxa de ocupação dos leitos nos hospitais de Juazeiro e na Rede PEBA. “O atingimento de 70% (dos leitos de UTI’s e intermediários) desencadeará na reavaliação desse plano”, assegurou Bomfim.
Escolas
Mesmo reabrindo o comércio, as aulas não serão retomadas em Juazeiro, dada a dificuldade de evitar aglomerações nas salas de aulas e nos demais ambientes escolares. Vale lembrar que Juazeiro foi a primeira cidade da Bahia a suspender o funcionamento das instituições de ensino por causa da pandemia de Covid-19.
Boletim epidemiológico
Nesta quinta-feira (28), a Secretaria de Saúde de Juazeiro atualizou os números relativos à Covid-19 e H1N1. São sete novos casos do novo Coronavírus. Destes, quatro homens com idades entre 36 e 45 anos, além de três mulheres com idades de 35 a 56 anos. Com esses números, Juazeiro contabiliza 68 casos positivos, 23 curas clínicas e quatro óbitos.
Sobre o H1N1, dos 18 casos positivos, 16 estão curados e duas pessoas morreram. Ainda seguem em investigação 28 casos.