Com a presença da ministra Luciana Santos, Juazeiro inaugura Laboratório Maker e reforça compromisso com a ciência e inovação na educação pública

0

A cidade de Juazeiro deu mais um passo importante rumo à valorização da ciência e da tecnologia nas escolas públicas. Nesta sexta-feira (11), foi inaugurado o Laboratório Maker no Colégio Estadual Professora Florentina Alves – Codefas, no bairro Piranga. A cerimônia contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior; do prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves e do deputado estadual Zó.

A ação integra o programa Mais Ciência na Escola, que visa fomentar a iniciação científica e o uso de tecnologias entre estudantes da rede estadual de educação básica. O laboratório está equipado com impressoras 3D, kits de robótica, notebooks, tablets, computadores e materiais voltados à microeletrônica. A estrutura proporcionará aos estudantes, experiências práticas de aprendizagem com foco em inovação, programação e resolução de problemas.

Durante o evento, a ministra Luciana Santos destacou o compromisso do governo federal com a formação científica da juventude brasileira. “Lançamos este programa na Bahia e retornamos agora para sua ampliação. A iniciativa contribui para elevar a qualidade da educação com base na ciência e na inovação. Queremos preparar nossos jovens para os desafios da revolução tecnológica, da transição energética e da indústria 4.0”, afirmou.

Para o prefeito Andrei Gonçalves, a chegada do Laboratório Maker a Juazeiro representa um avanço concreto na democratização do conhecimento e no fortalecimento da educação pública. “Nossa juventude merece oportunidades reais de crescimento e de inserção no mundo da inovação. Esse laboratório não é apenas um espaço físico; é uma ponte entre a sala de aula e o futuro profissional dos nossos estudantes. Juazeiro está sendo preparada para ser protagonista nessa transformação”, afirmou o prefeito

O vice-governador Geraldo Júnior também reforçou o alcance do projeto, que contempla populações historicamente excluídas dos avanços tecnológicos. “Esta entrega marca mais um passo na política de ampliação do acesso à ciência nas escolas públicas. O projeto também contempla comunidades quilombolas, indígenas, ribeirinhas, pescadores artesanais e moradores de pequenos municípios”, destacou.

“Estamos muito agradecidos por esse presente, vamos aproveitar muito esse espaço para aprender mais sobre ciência e tecnologia”, comemorou o aluno do Codefas, Pedro Souza.

A inauguração do Laboratório Maker contou com a presença do vice-prefeito, Tiano Félix, o reitor da Univasf, Télio Nobre, vereadores, secretários municipais, representantes de movimentos sociais e membros da comunidade escolar, que celebraram mais essa conquista para a educação de Juazeiro.

O prefeito Andrei também acompanhou a ministra Luciana Santos e o prefeito Simão Durando, no lançamento do programa Mais Ciência na Escola em Petrolina, no auditório do Campus do IFSertão – PE. O programa vai implantar laboratórios makers em 75 escolas públicas no Sertão de Pernambuco. À noite, o prefeito acompanhou o vice-governador Geraldo Júnior na Festa do Interior, em Casa Nova.