Com a abertura das duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) aos sábados, para atender os casos leves de síndromes gripais, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) registrou uma redução significativa no número de atendimentos na Rede Especializada, ou seja, nas urgências do Hospital Campanha e da Unidade Pediátrica (UPED).
“As UBSs João Paulo II e Mussambê, que desde o dia 15 de janeiro estão realizando atendimentos das 7h30 às 13h30 acabaram absorvendo um fluxo do final de semana que seria atendida nas urgências. Nós desafogamos a Rede Especializada, deixando tanto o Hospital Campanha quanto a UPED para os casos moderados a graves”, destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.
De 15 de janeiro a 12 de fevereiro, as duas UBSs referências para síndromes gripais realizaram 536 atendimentos. Segundo o superintendente da Atenção Especializada, Eduardo Rafael de Sousa Neto, a redução no número de atendimentos realizados aos sábados nas urgências do Hospital Campanha e na UPED, no horário de funcionamento das duas UBSs, foi de 81,6%. “Notamos uma redução constante ao longo do mês, nos dias e horários de atendimento das UBSs de referência. No dia 8 de janeiro, antes do início da abertura das duas unidades, foram 39 atendimentos no Hospital Campanha e 64 pacientes na UPED. No dia 12 de fevereiro, o Hospital Campanha atendeu 5 pessoas e a UPED 14”, destacou o superintendente da Atenção Especializada.
Segundo Eduardo Rafael Neto, nenhum dos 536 atendimentos realizados aos sábados nas UBSs Mussambê e João Paulo II precisou ser encaminhado para a unidade hospitalar, o que demonstra que boa parte dos atendimentos que acabavam sobrecarregando a Rede Especializada era de casos leves. Neste mesmo período, a média de ocupação dos leitos intermediários no Hospital Campanha ficou em 45%.
“Percebemos que a estratégia de abertura das duas UBSs, Mussambê e João Paulo II, está sendo muito exitosa. O fluxo está seguindo, justamente, como o esperado. As duas unidades realizam os atendimentos que não necessitam de um suporte maior, mesmo os pacientes recebendo toda a assistência necessária, e deixam os casos graves para serem atendidos nos hospitais”, disse Eduardo Rafael de Sousa Neto.
Atendimentos UBSs Mussambê e João Paulo II
Desde o dia 15 de janeiro, as UBSs Mussambê e João Paulo II estão abrindo aos sábados para atender as os casos leves, desafogando as urgências da Rede Especializada. A equipe é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de serviços gerais. Além do atendimento médico, ainda são realizados testes para detecção da Covid-19 no público que está no período adequado de coleta. Os atendimentos ocorrem apenas aos sábados nas UBSs Mussambê e João Paulo II, das 7h30 às 13h30.