Acolhimento, serviços de saúde e muita informação sobre o mês de conscientização para o controle do câncer de mama. Nessa quinta-feira (19), o Transforma Petrolina apoiará uma ação que será realizada, das 10h às 14h, pela “Empresa do Bem” Instituto de Saúde Almeida. A ação vai acontecer na praça Dom Malan, no Centro de Petrolina.
A programação conta com serviços médicos gratuitos, incluindo aferição de pressão e medição da glicemia. A equipe do Instituto Almeida estará à disposição para fornecer orientações e informações essenciais sobre a prevenção ao câncer de mama para as mulheres. Além disso, o evento terá a parceria de 30 estudantes voluntários do curso de enfermagem da Universidade Paulista (UNIP), que estarão acolhendo o público e realizando os atendimentos de saúde.
De acordo com a gestora do Instituto, Dra. Aleksandra Almeida, a ação surgiu com base no aumento crescente de pacientes com biópsias positivas para câncer de mama e na necessidade de chamar atenção das mulheres sobre a importância do autocuidado, principalmente depois da queda de exames durante a pandemia. “O que me fez já começar a fazer algo assim em prol de ação social, na verdade, foi minha mãe. Ela era professora e tinha uma série de ações sociais, como projetos de cuidados com idosos, levava os alunos dela para os centros de idosos para auxiliar quem vivia lá, e ainda tinha projeto com moradores de rua e outros. Ela começou a falar que a gente precisava realmente fazer alguma coisa que fizesse a diferença para alguém”, afirma.
Além da ação social, a Empresa do Bem realizará, durante o mês de outubro, exames de ultrassonografia de mama a preços acessíveis, com descontos para pacientes que possuem guias do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, o Selo Social Empresa do Bem é uma iniciativa para incentivar a pauta da solidariedade e do voluntariado dentro da iniciativa privada e tem impactado vidas em diversos segmentos. “Muito gratificante quando uma clínica se importa com a saúde das mulheres e se preocupa em ofertar serviços e levar informações. Isso é responsabilidade social”, comemora.