“Com as mãos dadas, conseguiremos reduzir a violência”, afirma delegada após operação conjunta no Vale do São Francisco

0

Em uma ação conjunta realizada entre os dias 17 e 19 de maio, as Secretarias de Defesa Social de Pernambuco e da Bahia desarticularam organizações criminosas que atuavam nos municípios de Petrolina e Juazeiro, no Vale do São Francisco. A operação, que contou com a participação de policiais civis e militares dos dois estados, resultou em 35 prisões em flagrante, 15 mandados de prisão cumpridos, 19 mandados de busca e apreensão domiciliar, 24 termos circunstanciados de ocorrência, a recuperação de oito veículos e 18 celulares.

Além da ação nas ruas, a operação também incluiu uma vistoria no Presídio de Petrolina, realizada com a participação de policiais militares do 2º Batalhão Integrado Especializado (BISPO) e policiais penais da Secretaria de Administração Penitenciária do Governo de Pernambuco. Durante a revista, foram encontrados entre os presos 16 celulares de diversas marcas, três tipos de operadoras de telefonia, carregadores, fones de ouvido, facas industriais, 75g de maconha, cocaína e duas balanças de precisão.

A delegada-chefe do Centro Integrado de Comando e Controle do Estado, Morgana Alves, ressaltou a importância da ação conjunta para combater a criminalidade na região. “Foi uma ação muito importante integrada contra toda essa criminalidade atuante nos dois estados. Esperamos que os municípios reconheçam esses números, já que todos estão comprometidos com o bem comum, que é promover a segurança ao cidadão”, afirmou.

Morgana também destacou os resultados esperados da operação, como a redução dos homicídios e dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). “Esperamos um arrefecimento dos números de homicídios, que é uma das bandeiras do atual programa do governo. Esperamos também a redução dos CVLIs e, diante do sucesso desta primeira operação, já há planejamento para operações nos estados da Paraíba e Alagoas”, disse a delegada.

A delegada ainda pontuou os avanços na taxa de resolução de crimes na região. “A secretaria de planejamento tem avançado nas taxas de resolução. Por exemplo, no mês de abril, essa taxa aumentou de 16% para 40% de resolução dos crimes, com quase 50% dos casos resolvidos pela Polícia Civil. Em maio, com a instrução de inquéritos decorrentes dessa operação, esperamos que esse número se aproxime da meta estabelecida”, afirmou.

Os crimes combatidos pela operação estavam relacionados ao tráfico de drogas e posse de arma de fogo. “O foco principal é a repressão à atividade criminal violenta, que é o principal motivador dos homicídios. A prática de tráfico e roubos envolve violência ao cidadão”, concluiu Morgana.

A operação é mais um exemplo da integração das forças de segurança na região, que conta com a participação das Secretarias de Defesa Social, prefeituras, órgãos de justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Federal e Polícia Rodoviária. “Entendemos que todos, de mãos dadas, cada um exercendo sua função, conseguiremos reduzir a violência”, finalizou a delegada.