Com novo aumento na positividade da covid, Pernambuco confirma 464 diagnósticos em uma semana

0

O último boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta semana, mostra que Pernambuco é um dos Estados com sinal de crescimento da covid-19, com quadros iniciais de nova alta das infecções pelo coronavírus.

Questionada sobre os números da doença, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirma o aumento no volume de casos nas últimas semanas, o que pode ser decorrente das aglomerações e circulação de pessoas pelas festividades e feriados do período.

“A partir da semana 44 (29/10 a 04/11), com base nos registros de casos confirmados de covid-19, a tendência de redução de casos foi interrompida”, informa a SES-PE. 

A pasta destaca que tem sido observado “um aumento progressivo na quantidade de confirmações semanais e na taxa de positividade”. 

Na semana 44, foram confirmados 44 casos. Na seguinte (05/11 a 11/11), 186. Já nas semanas 46 (12/11 a 18/11) e 47 (19/11 a 25/11), respectivamente, foram 309 e 464 confirmações.

Nessa mesma ordem de semana epidemiológica, a taxa de positividade saiu de 3,9% na semana 44 para 13,3% na semana 47. 

O médico Eduardo Jorge da Fonseca Lima, representante da Regional Pernambuco da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), confirma que o comportamento de aumento de casos de covid-19 é verificado em todo o País. “É importante frisar que, neste momento, percebemos que os quadros são leves e que não há aumento no número de internações hospitalares”, diz.

“Quem estiver com sintomas gripais precisa testar. Se for identificado um quadro de covid-19, o isolamento deve ser por sete dias, a fim de diminuir a transmissibilidade do vírus”, orienta Eduardo Jorge –

O cenário de Pernambuco, no entanto, exige atenção e monitoramento, especialmente se esse crescimento se mantiver e causar impacto no volume de quadros de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que exige internamento. 

O momento de festas de fim de ano requer cautela, já que se trata de um período em que se pode ter um aumento na circulação de vírus respiratórios, devido a aglomerações, viagens e confraternizações. 

“Quem estiver com sintomas gripais precisa testar. Se for identificado um quadro de covid-19, o isolamento deve ser por sete dias, a fim de diminuir a transmissibilidade do vírus. festas. A vacinação também não pode ser esquecida. Quem tem a partir de 18 anos deve estar com o esquema atualizado, que inclui a vacina bivalente contra covid-19”, orienta Eduardo Jorge. 

Fonte: JC – Coluna Saúde e Bem Estar