Com o Expresso Cidadão fechado, coordenador do Detran de Petrolina diz que demanda aumentou

0
Segundo o coordenador do Detran de Petrolina, estão sendo entregues cerca de 2 mil documentos por dia.

O Expresso Cidadão de Petrolina está fechado desde o início da pandemia, por isso, o Nossa Voz, atendendo as demandas solicitadas pela população, conversou na manhã de hoje (24) com o coordenador do Detran, Nathan Soares. Na oportunidade, ele ouviu as reclamações dos usuários sobre aglomerações, longas filas e a demora no atendimento.

Atendimento

De acordo com Soares a demanda para atender a população petrolinense e das cidades circunvizinhas teve um salto relevante. “Passamos três meses com as atividades suspensas, depois retornarmos. Depois passamos mais 15 fechados e retornamos novamente. Entretanto, o Expresso Cidadão até o momento não retornou e acumulou os serviços como a entrega de habilitação, documentos veicular, dentre outros. Para atender à todos, infelizmente, a gente tem que absorver essa demanda e as filas são inevitáveis Até porque temos dois servidores que já pegaram Covid-19 e outros do grupo de risco tiveram que ser afastados”.

Solução

“Até o momento a Secretaria de Administração (SAD) não se posicionou com relação ao retorno do Expresso Cidadão. Somos os únicos a atender toda a região, é muita gente. Nós não conseguimos dar conta, porque estamos em um período de licenciamento de 2020. Muita gente tem habilitação para renovar, muitas pessoas conseguiram durante a pandemia, mas temos muitas para entregar”, disse.

Questionado sobre pagamento de IPVA, Nathan destacou as especificidades de prazos. “O prazo para a ativação que não foi realizado em 2019 foi prorrogado. Os veículos com finais de placa 01 e 02 começam a ser cobrados a partir de 30 de setembro. Os com finais de placas 03, 04 e 05 em outubro. Aqueles com finais 06, 07 e 08 até 30 de novembro e outros com finais de 09 e 0 até 30 de dezembro.”

De acordo com o gestor, as pessoas que não conseguiram fazer o agendamento para liberação do CRLV 2020 podem acessar pelo aplicativo, através do smartphone, “Carteira Digital de Trânsito”. Lá é possível baixar sua habilitação e entrando no site do Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) o cidadão consegue fazer impressão do documento. “Quem tiver habilitação vencida, depois de 19 de fevereiro, esse prazo está congelado em em todo país. O Denatran junto com o Contram suspenderam todos os prazos. Quem fez vistoria ou assinatura para transferência do veículo não será penalizado a partir de 19 de fevereiro”, explicou Natan.

Estrutura organizacional

“Estamos fazendo o possível. Demarcamos o solo, a estrutura está ampliada, mas reforço que a fila fica inevitável. A gente pede às pessoas que evitem vir só em um dia, melhor flexibilizar para poder atender todo mundo e evitar transtornos. Multas e prazos também estão congelados, porém, o usuário pode ir até o Ciretran de Petrolina ou na AMMPLA para recorrer da infração”, pontuou o coordenador.

Vale ressaltar que o horário de atendimento do Detran Petrolina é das 8h às 13h.