O governo de Pernambuco iniciou nesta segunda-feira (17) as obras de requalificação das PEs 638 e 639, que dão acesso aos perímetros irrigados, localizados na zona rural de Petrolina. Para a execução das obras, serão investidos cerca de R$ 54 milhões.
“Nós estamos iniciando as duas obras, a PE 639, que liga do N05 e vai até a BR 407. São cerca de 10,1 Km. No sábado já tínhamos algumas máquinas fazendo o serviço de limpeza e hoje, de fato, já entram as recicladoras, porque será refeito, o pavimento existente será arrancado e vamos colocar um novo revestimento asfáltico sobre aquele existente. Será um serviço de boa qualidade, num projeto arrojado, tanto para a PE 639 quanto para a PE 638, pois são idênticos os projetos”, explicou o gestor do Departamento de Estradas de Rodagem em Pernambuco, Marcos Nóbrega, em entrevista ao Nossa Voz desta segunda-feira (17).
Com uma extensão maior, as obras da PE 638 vão atender os 18 km dessa via. A empresa contratada para o serviço está se instalando na cidade e por isso, haverá um tempo maior para a chegada do maquinário no local. “O pessoal precisa ter um pouco de paciência porque a empresa já está se instalando e isso leva um certo tempo, porque tem que montar a parte de laboratório, organizar a parte de topografia e tudo isso é feito antes de colocar as máquinas. Essa empresa que fará a PE 638 é do Recife, chama-se Scave, e ela está mobilizando os equipamentos. Já no caso da PE 639, a empresa já está instalada, é a mesma que fez o serviço para o DNIT”, detalhou.
Sobre o ordenamento do fluxo de veículos que trafegam diariamente nessas estradas, o gestor pediu a compreensão dos condutores. “É preciso analisar caso a caso. Nos segmentos onde for possível fazer os desvios, a gente faz. Onde não for possível teremos o ‘pare e siga’. Para a gente que trabalha na área, o ideal é que seja feito o desvio para que não haja interrupção dos trabalhos. Mas nem sempre é possível”.
Por fim, Nóbrega reforçou o cronograma de execução das obras. “No caso da PE 639, é mais rápido. Acredito que em três meses ela será entregue. Já a R$ 638 é mais longa e, como eu disse, a firma está se instalando ainda. Eu prevejo que essa obra deve durar uns seis meses”.
A recuperação dessas estradas foi anunciada pela governadora Raquel Lyra, em visita à Petrolina no mês passado. Juntas, a PE-638 e a PE-639 são consideradas estratégicas para Petrolina por serem duas vias de escoamento da fruticultura no município, já que ligam pelo menos cinco projetos de irrigação. A recuperação das estradas chegou a ser anunciada em 2021. A promessa era restaurar 17,8 km da PE-638 e 10,1 km da PE-639. Entretanto, as duas obras foram paralisadas em dezembro de 2022.