A primeira noite do São João de Petrolina, que levou cerca de 60 mil pessoas ao pátio Ana das Carrancas, nesta sexta-feira (14), foi marcada por muita tranquilidade. De acordo com o balanço da Secretaria de Saúde, nenhuma ocorrência grave foi registrada.
Apenas oito pessoas passaram pelo stand do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com problemas como desmaios e irritação nos olhos. A prefeitura está disponibilizando uma equipe completa de profissionais com médico, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e um condutor para atendimento no local, além de uma ambulância para possíveis remoções.
Fiscalização da Vigilância Sanitária
E para garantir a segurança alimentar do público que está indo curtir a festa, a equipe da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) iniciou o trabalho ainda no final da tarde, acompanhando as montagens das lanchonetes, bares e restaurantes das áreas interna e externa do pátio de eventos.
O primeiro dia foi marcado por muita organização por parte dos comerciantes que estavam seguindo todas as normas sanitárias, porém, alguns comerciantes ainda estavam sem o selo da vigilância. O diretor da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Marcelo Gama, ressalta a importância da população ficar atenta às condições higiênico-sanitárias nos próximos dias.
“Se o lixo está sendo descartado em local correto, se a pessoa que manipula os alimentos está utilizando touca, luvas e roupas adequadas. Já a bebida, evitar comprar se as mesmas estiverem armazenadas no chão, e o gelo em escamas não pode ser usado para consumo humano”, frisou. (Ascom/ PMP)
3 anexos