Com temática voltada para reparação e justiça social, 4ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial de Juazeiro tem início nesta terça (27)

0

A programação vai contar com a abertura magna, que tem início nesta terça (27), às 18h30, e será conduzida pelo jornalista, ativista e colunista do portal UOL, André Santana. O evento é uma etapa preparatória para as Conferências Estadual e Nacional de Promoção da Igualdade Racial que, neste ano, tem como tema central “Igualdade e Democracia: reparação e justiça racial”.

Em Juazeiro, a realização da conferência ocorre dias após a divulgação do Atlas da Violência pelo IBGE, que trouxe dados alarmantes sobre a morte violenta de jovens e mulheres negras. A Bahia desponta, de forma recorrente, nas primeiras posições do ranking nacional — números que exigem respostas urgentes e políticas públicas estruturantes,voltadas para a população negra do município.

A programação da conferência vai abordar quatro eixos centrais: igualdade; democracia; reparação e justiça social, refletindo sobre a atuação do Estado frente às reivindicações da população negra. “O Estado e as reivindicações da população negra. Há avanços?” É a pergunta-título que norteia os debates deste ano.

A 4ª COMUPIR é organizada pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial/COMPIR e pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome/SEDES, com apoio da Casa dos Conselhos do Município, da Secretaria de Educação/Seduc e da Universidade do Estado da Bahia /Uneb.

Sobre André Santana

Com uma trajetória de 15 anos no Instituto Mídia Étnica e no Correio Nagô (2005–2020), o jornalista e ativista André Santana atuou diretamente pela democratização da comunicação, no combate às violações de direitos humanos na mídia e na luta antirracista.

Seu trabalho impacta juventudes, comunidades periféricas e povos tradicionais. Doutorando em Estudos de Linguagem pela Universidade do Estado da Bahia/Uneb, André Santana também é pesquisador do Grupo Rhecados/CNPQ (Hierarquizações Étnico-Raciais, Comunicação e Direitos Humanos) e concluiu recentemente uma bolsa sanduíche pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE – Portugal).

Foi professor dos cursos de Comunicação na Uneb e na Universidade Católica do Salvador, e é hoje uma referência nacional quando o assunto é mídia e racismo.