Entre vários requerimentos e indicações, foi aprovado na sessão desta terça-feira (28) uma emanta no projeto nº 007/2019 do poder executivo. A modificação no projeto que autoriza o município a contratar um financiamento junto a Caixa Econômica Federal para executar obras de saneamento básico e drenagem em Petrolina. Além disso, autoriza a prefeitura a incluir na Lei Orçamentária Anual (LOA), no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
O objetivo do remanejamento é conseguir recursos para resolver os problemas da Bacia do Dom Avelar. Mas precisamente, pra correção da rede já existente. A matéria chegou na Casa Plínio Amorim no dia 22 de maio com sendo de urgência.
Apesar de criticar a falta de informações específicas, em especial sobre os valores que estão em questão, o líder da bancada da oposição, Paulo Valgueiro (MDB) garantiu os votos favoráveis dos oposicionistas. “A gente imagina que o valor seja de R$ 6 milhões para que possa resolver a situação de abandono, de calamidade e de desprezo que vive a população no entorno da bacia do Dom Avelar”, argumentou.
O vereador da situação, Ronaldo Silva (DEM), parabenizou o posicionamento da bancada contrária ao prefeito Miguel Coelho que, “mesmo com discursos jogados para a plateia”, reconheceu a importância do projeto que deve resolver a situação de calamidade que dura quase 10 anos, desde que as obras foram iniciadas pela prefeitura, ainda na gestão do ex-prefeito Julio Lossio, e criticadas pela Compesa.
A vereadora Cristina Costa (PT) pediu detalhes sobre forma de pagamento e o valor exato que será contratado pelo município. Em seguida, o vereador Ronaldo Cancão (PTB) afirmou que a estimativa dos valores necessários para a execução dos serviços na bacia é de R$ 6,200 milhões. Mas não deu detalhes do financiamento. Mesmo com as críticas, a modificação foi aprovada por 19 votos a zero.