Comandante do 5º BPM faz balanço da segurança em Petrolina e destaca ações para o São João

0
Tenente-coronel Roque, comandante do 5º BPM

O tenente-coronel Eduvando Roque, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (5° BPM), participou do programa Nossa Voz desta quinta (08) para fazer um balanço dos três meses à frente do cargo. “Recebemos essa missão desafiadora, somos o maior batalhão do sertão e estamos conseguindo reduzir os crimes de roubo e furto em comparação com o ano passado”.

O comandante ressaltou a operação Petrolina Segura, realizada em maio, que resultou na apreensão de drogas, armas de fogo e prisão de pessoas que praticaram homicídios. Disse ainda que esses crimes de homicídio têm relação com o tráfico de drogas e que há correlação com os casos registrados em Juazeiro. “Infelizmente existe essa correlação de pessoas que vêm de Juazeiro para praticar crimes aqui em Petrolina, e também que saem de Petrolina para praticar crimes lá em Juazeiro. Nós estamos trabalhando integrado, não só com a Polícia Civil de Petrolina, mas também com a Polícia Civil da Bahia, a Polícia Militar, para que a gente consiga mapear essas pessoas praticando esses delitos e consiga dar uma resposta a esses crimes”, afirmou.

Para o São João de Petrolina, o comandante destacou o crescimento do evento a cada ano e afirmou que foi realizado um estudo dos fatos ocorridos ano passado e um planejamento operacional para garantir que este ano seja tranquilo. Policiais de outros batalhões estão reforçando o policiamento e policiais à paisana do serviço de inteligência estarão atuando na festa para mapear pessoas suspeitas. Quem visualizar algum crime durante o evento poderá procurar a patrulha ou o posto de comando que será montado na festa.

O tenente-coronel relatou que o horário do término dos shows foi discutido em um grupo de trabalho e ficou acordado que em Petrolina os eventos terminarão às quatro horas da manhã. “A polícia também disponibilizará preventivamente o cadastro do Alerta celular para a recuperação de celulares roubados, verificando o IMEI do aparelho e devolvendo-o ao seu legítimo dono”, disse.

Para curtir a festa, o comandante orienta: “Recomendamos ao público que leve apenas o necessário e, caso esteja com um menor, que coloque uma pulseira de identificação. Não será permitido o aceso de qualquer tipo de arma ao polo de eventos, arma de fogo, arma branca ou qualquer objeto perfuro-contundente. Não levem vasilhames de vidro, garrafas, copos, não será permitido, levem o documento e façam a identificação dos menores. Evitem se exceder na bebiba e com isso se envolver em situações constrangedoras durante o evento devido ao álcool. Nós desejamos a todos um bom São João”.

Em Petrolina, o comandante destacou os locais com mais ocorrências. “Hoje nós temos um aquecimento no grande João de Deus na questão de homicídio, tanto é que a gente tá demandando um esforço operacional grande neste local. A questão dos crimes violentos contra o patrimônio, nós temos o Centro da cidade. Infelizmente é uma questão social, não apenas para a polícia resolver. Nós temos naquela área pessoas que se encontram em vulnerabilidade, não têm residência, moram na rua, e infelizmente estão acometidos do vício das drogas, então muitas vezes eles praticam esse crime para alimentar seu vício”, disse.

De acordo com Roque, as rondas foram intensificadas nestes locais e, como resultado, houve aumento das prisões por furto em mais de 150%, porém os casos são reincidentes. “Ele é conduzido à delegacia, é feito o registro do fato e ele é posto em liberdade. A Polícia Militar já tem o indicativo de que essas pessoas são as mesmas”, afirmou.

Os números para denúncias de emergências policiais são 190 ou 3866-9740.

Veja a entrevista completa.