Comandante do Corpo de Bombeiros de Petrolina faz balanço após São João

0

Com as festividades do período junino, o efetivo do 4° Grupamento de Bombeiros de Petrolina redobrou os cuidados para atuar no município. Em entrevista ao programa Nossa Voz, o Comandante Weltmam Lima fez um balanço das ações e atendimentos realizados pelo grupamento até a última terça-feira (25).

“Somente no Pátio os bombeiros atenderam 53 [pessoas], isso nos dez dias. Mas, no geral, foram 255 [atendimentos], incluindo atendimento pré-hospitalar, por que acidente de moto também aumenta nesse período, incêndio foram 24, salvamentos 9. Esse ano a gente também colocou guarda-vidas no rio, de jet-ski e embarcação, e lá foram 95 orientações, não teve nenhum atendimento por que dá tempo de conversar um pouco antes, [orientar] não vá ali não]”.

Quanto às noites do dia 23 e 24, em que se comemora o São João com a montagem de fogueira, Lima afirmou que não houve nenhum registro de ocorrências para o Corpo de Bombeiros, assim como não foram atendidos casos de acidentes com fogos de artifício.

São João de Petrolina
O Corpo de Bombeiros esteve com 15 militares, em dois pontos de atuação, durante as dez noites do São João no pátio Ana das Carrancas. O Comandante Weltmam informou que um posto de Comando foi montado próximo ao palco do evento, por ser uma área de risco com relação à incêndio, enquanto o segundo ponto para o efetivo foi colocado próximo à entrada do evento.

As principais ocorrências registradas durante o evento foram de alcoolemia, cortes, cefaleia (dor de cabeça), e pressão alta. “Alcoolemia foi um número muito alto em relação ao restante [das ocorrências], mas, no geral o grande problema é a bebida”, afirmou o Comandante.

Para Lima, os números de registro de atendimentos durante o evento este ano, em comparação aos números de 2023, aumentaram devido a logística de divisão do grupamento em duas equipes. “Ano passado a equipe do SAMU, PM, Polícia Civil e Bombeiros ficou próximo ao portão de entrada, esse ano ficou próximo ao palco, só que esse ano resolvi separar um pouco, né? Deixar o pessoal de incêndio lá [perto do palco] e o pessoal de resgate próximo ao portão de entrada, e essa divisão aumentou o número [de procura], não quer dizer que aumentou a ocorrência”.