As crianças e adolescentes cadastradas pela Prefeitura de Petrolina, através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (AEPETI) tiveram a oportunidade de participar do evento ‘AEPETI no Parque’, no Parque Municipal Josepha Coelho, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
O evento contou com atividades diversificadas como brincadeiras, dinâmicas, jogos e oficinas, além de uma roda de conversa com o intuito de sensibilizar os jovens para que procurem estudar, brincar e viver a infância sem trabalhar.
“É importante que crianças, adolescentes e seus familiares tenham em mente que este não é o momento de trabalhar, mas de estudar, se divertir, procurar fazer atividades físicas e lúdicas. Criança não trabalha, e nós, através das equipes do AEPETI e do CREAS temos procurado acompanhá-las para que não desviem do que é próprio de sua idade, inclusive porque trabalho infantil é crime”, explica a secretária-executiva de Proteção Especial, Ana Carolina Freitas.
AEPETI
O trabalho do AEPETI conta com capacitações de profissionais e palestras aos assistidos, além de diversas ações desde campanhas educativas, realização de busca ativa em pontos já mapeados e conhecidos de trabalho infantil e audiências públicas em parceria com órgãos como o Ministério Público Federal.
O órgão promove ainda panfletagem e monitoramento nas feiras livres da cidade, além de encaminhamento de adolescentes para inserção em cursos profissionalizantes e oficinas de aprendizagem. (Com informações: Ascom/PMP)