A Campanha nacional de vacinação contra gripe começa nesta quarta (10) e está destinada a grupos de pessoas mais vulneráveis ao vírus. A mobilização vai até 31 de maio em todo o país. O estado de Pernambuco está em alerta, como o 2°estado com mais casos graves relacionados a complicações por vírus da gripe.
Ao programa Nossa Voz, a coordenadora do programa municipal do setor de imunização, Mariana Araújo, ressaltou: ” A meta é vacinar 90% da população por cada grupo de risco, dando prioridade a crianças de 6 meses e menores de 6 anos e também as gestantes”.
No período de 22 de abril a 31 de maio os grupos prioritários serão os idosos, o atendimento nas unidades de Petrolina é partir 8h às 17h e na zona rural das 8h às 13h, destacou Mariana.
De acordo com o Ministério da Saúde, nos primeiros dias da campanha 10 e 18 de abril a prioridade são crianças e gestantes. Para outros grupos de classificação, a vacinação será oferecida a partir de 22 de abril.
Podem receber a vacina gratuitamente:
- Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;
- Gestantes e puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias;
- Idosos;
- Profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade;
- Portadores de doenças crônicas (como HIV) que fazem acompanhamento pelo SUS também têm direito à vacinação gratuita. (texto: Iara Bispo/Nossa Voz)