Comércio de Juazeiro celebra alta das vendas no Dia das Mães

0

Que o Dia das Mães é uma das datas mais celebradas pelo comércio, a gente já sabe. Mas, em Juazeiro, este ano, os comerciantes celebraram ainda mais. O setor registrou um desempenho expressivo nas vendas nesse período, consolidando a data como uma das mais importantes para o varejo local. Com o sucesso das vendas, os comerciantes de Juazeiro já estão otimistas para as próximas datas comemorativas, como o Dia dos Namorados e o São João, na expectativa de manter o ritmo positivo no segundo semestre do ano.

Esse alcance positivo de vendas se deve ao fortalecimento da economia na cidade, que faz com que as pessoas se sintam mais confiantes em comprar, já que o município vem crescendo em vários setores, gerando emprego e renda e, consequentemente, poder de compra. Outro fator determinante é o comprometimento da gestão municipal em pagar os salários em dia, muitas vezes antes da data, fazendo com que os trabalhadores se sintam mais dispostos a gastar, ajudando a aquecer a economia local.  Setores como os de vestuário, calçados, perfumes e eletrônicos lideraram as vendas, além dos produtos artesanais focados na economia solidária.

Relva Barros, proprietária de uma loja de moda feminina, que trabalha no setor de vestuário há quase 20 anos, conta que a semana de dia das mães aumentou expressivamente suas vendas. “Tivemos um crescimento expressivo no fluxo e nas vendas principalmente nos 2 dias anteriores à data. O Dia das Mães é uma data especial que movimenta o consumo por envolver gratidão, carinho e desejo de presentear”, explicou.

A lojista de moda feminina não é a única a expressar contentamento com as vendas do Dia das Mães. Rodrigo Rodrigues, que trabalha com calçados e acessórios, confirmou que sua semana também foi bem positiva, com crescimento de 12%, 20% e 30%, em alguns dias, mantendo a média de 4,5%, no geral. “Começou segunda, terça e quarta-feira bem tranquilo. Mas na quinta, sexta e sábado foi muito positivo, chegando a um crescimento de 30% em alguns dias, com relação ao ano passado”, pontuou.

Para Rodrigo, a iniciativa da Prefeitura de Juazeiro de organizar as pessoas que vendem no Calçadão ajudou no livre acesso dos clientes. “Nos ajudou com um fluxo de gente mais livre e com muito mais segurança, isso é algo que é muito importante, é um trabalho que tem que fazer gradativo, ajudando esse pessoal que trabalha com vendas autônomas, mas também nos ajudando na parte comercial, empresarial e deixando os acessos livres para os clientes”, completou.

Relva e Rodrigo estão entre os muitos varejistas que obtiveram sucesso de vendas no período, mas é importante mencionar que os produtos feitos por artesãs locais também brilharam nas compras do Dia das Mães, com a Feira Empreendedora de Dia das Mães. Cerca de 15 artesãs usaram a Praça São Tiago Maior como galeria e expuseram produtos de qualidade e cheios de significado que contribuíram para que o comércio de Juazeiro se destacasse nas vendas deste ano. De acordo com a ADEER, foram cerca de cem mil reais comercializados.