Mesmo após o movimento do dia 12 de junho com o Dia dos Namorados, que teve um aumento de 7% nas vendas, a expectativa do setor não é esperada para o São João
No Nordeste, os santos juninos são celebrados popularmente com muita festa, o que gera uma grande movimentação nas vendas, especialmente em lojas de adereços, roupas e confecções, alimentos e bebidas, e em ramos diferenciados como o de fogos de artifício. Mas segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro (CDL), a tradição tem baixa aderência no município.
Os festejos isolados em alguns bairros e os eventos que acontecem em outras localidades como Curaçá, Senhor do Bonfim e Petrolina, levarão os consumidores ao comércio para adquirir os produtos. Mesmo assim, as vendas se manterão dentro de uma realidade que pouco influenciará no percentual comparando com igual período no ano anterior. A previsão é que esse aumento fique em torno de 3,5% em 2024.
Vale lembrar que o dia de São João, 24 de junho, em alguns lugares, é considerado feriado, mas em Juazeiro não será. Lojas e o comércio estarão abertos normalmente, conforme informação do Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Juazeiro (Sindilojas).