Um levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco ( FECOMÉRCIO PE) aponta que cerca de 60% dos empresários pernambucanos estão otimistas com as perspectivas de vendas neste mes de Junho . Para 41,8% dos entrevistados , o volume de vendas pode ser até 10% maior que o mesmo período no ano passado. Petrolina , cidade sertaneja que realiza uma das maiores festas do Nordeste , não fica de fora desse contexto: desde a última quinzena do mês de Maio , alguns setores do comércio varejista passaram a registrar uma movimentação maior .
“Essa é uma festa de raiz sertaneja , tradicional e que tem uma longa duração . Desde maio já começamos a registrar festas em escolas, empresas , bairros e o pessoal automaticamente começa a se preparar mais cedo “, avalia a empresária Elisangela Monteiro, proprietária da Bijuarte, loja de acessórios .
Ela está otimista e acredita que as vendas deste ano ficarão entre 15 e 20% a mais que em 2023. Para isso , além de incrementar o estoque com acessórios que estão em alta na preferência das consumidoras – linha orgânica, prata, braceletes, colares despojados, cintos , dentre outros – a empresária adotou estratégias para atrair ainda mais a clientela . ” A loja está toda em clima junino , as colaboradoras também . Nos sábados de Junho teremos sanfoneiros aqui na rua , para animar e atrair ainda mais as pessoas para as lojas”, destaca.
No ramo de decoração e variedades há mais de duas décadas, a empresária Virlania Nobre , da Casa Nobre Variedade, também está na expectativa de ter um acréscimo de vendas neste período. “Acreditamos que nosso volume de vendas seja até 15% maior que o ano passado. Para isso , investimos em produtos de época como chapéus, painéis, bandeirolas, itens decorativos , balões , dentre outros ; com uma nova roupagem, mais coloridos e atraentes para o nosso público “.
Para o presidente do Sindilojas Petrolina, Joaquim de Castro, o otimismo do empresariado com os mês de Junho se justifica , dentre outros motivos , pela força e representatividade dos festejos locais . ” Petrolina tem um período junino que se destaca entre os maiores do Nordeste , com eventos o mês inteiro , para todos os públicos . Então o que se vê é um verdadeiro aquecimento em vários segmentos do comércio varejista, desde vestuário, sapatos, acessórios, passando por bares , restaurantes, salões de beleza, hotéis , pousadas, táxis, mototaxis e motoristas de aplicativos . Havendo planejamento , organização , bom atendimento , uma divulgação eficiente ; acreditamos sim que os lojistas poderão celebrar bons resultados com o período “.
MODA Um dos setores que mais registram movimento nessa época é o de vestuário . Afinal , com tanta festa , o consumidor quer mesmo é caprichar no visual . A CEO da Bella Petit ( loja de moda feminina) , Julianny Martins, que o diga . ” Já registramos uma maior procura pelas peças- sobretudo as mais sazonais como o xadrez – desde os primeiros dias do mês . Nossa projeção é de ter um acréscimo no volume de vendas em até 15%”.
Para chegar nas clientes e consumidoras com maior assertividade, Julianny vai utilizar estratégias como preços competitivos , diversas formas de pagamento , serviço de entrega e utilização das redes sociais . ” Estamos postando semanalmente todas as novidades da coleção dessa estação, utilizamos Reels com transição de vários looks , que sempre chamam a atenção do nosso público . Tudo isso,claro ,buscamos fazer com toda a agilidade e qualidade no atendimento . Isso também faz toda a diferença no resultado final “, pontua.
Fonte: Ascom Sindolojas