A Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Petrolina visitou a Cadeia Pública Feminina de Petrolina nesta segunda-feira (26). No Nossa Voz desta terça (27) os vereadores Gilmar Santos e Paulo Valgueiro, que integram a comissão fizeram uma avaliação das condições das mulheres privadas de liberdade no município.
Segundo os membros da comissão, a dificuldade maior é sobre a saúde das mulheres. “Primeiro que o local é bastante limitado. essa cadeia é a antiga cadeia masculina e nunca houve reforma mais adequada. Porém o maior reclame dessas mulheres é sobre os serviços de saúde. algumas dalas estão com doenças esperando atendimento há meses ou respostas médicas e essas respostas não vêm”, relatou Gilmar Santos, que é presidente da Comissão.
“A gente observou que três grávidas, uma senhora de 79 anos e tem várias que estão com problemas de saúde. Tem uma que está com um problema renal que pode, a qualquer momento, perder o rim. Aguarda encaminhamento pra Recife pra fazer a cirurgia”, citou Paulo Valgueiro.
Ainda segundo os vereadores, a ideia é criar uma rede de solidariedade pra garantir os serviços de saúde para as detentas. “Nós assumimos esse compromisso junto a essas mulheres para acionar as autoridades, seja o governo do estado, seja o governo municipal, sejam entidades pra criarmos uma rede de solidariedade pra que elas, realmente, tenham esses serviços de saúde” , afirmou o presidente da Comissão.