Diante das repetidas sessões marcadas por duros embates na Câmara Municipal de Petrolina, os vereadores intensificaram as cobranças sobre a formação da Comissão de Ética. Com a renovação dos grupos de trabalho da Casa Plínio Amorim prevista para o início de 2023, o presidente da mesa diretora, Aero Cruz, confirmou a novidade, que deve analisar o comportamento dos parlamentares petrolinenses, prezando pelo decoro.
Em entrevista, durante a confraternização entre os pares, funcionários da Câmara e a imprensa, Aero falou sobre a expectativa para o próximo ano. Ele, que antecipou a escolha da mesa para o próximo biênio e foi reeleito no primeiro semestre deste ano, cobrou que os vereadores não briguem apenas para assumir posições nas comissões permanentes e sim por melhores desempenhos à frente dos cargos assumidos. “O que espero das comissões é que sejam mais atuantes. A gente precisa não só brigar, já fiz parte de várias comissões, já fui líder do governo, estou como presidente. Não podemos só brigar para fazer parte das comissões para dizer que é relator da Comissão de Finanças, ou da Comissão da Comissão de Justiça ou presidente da Comissão de Agricultura. A gente tem que mostrar o trabalho, tem que fazer e é isso que espero das próximas comissões”, reforçou.
E neste contexto, Cruz encaixa na Comissão de Ética. “Eu fiz questão de que fosse colocado na ata que estaria fazendo o meu compromisso de executar no próximo semestre e até fevereiro, nós vamos estar com as comissões prontas, inclusive a Comissão de Ética. Agora, quem pegar, quem brigar para pegar a Comissão de Ética, vai ter que mostrar o serviço para a população, para a imprensa e também para a Câmara de Vereadores”.
Com poder de propor a cassação dos parlamentares que infringirem as regras de decoro parlamentar, esse grupo de trabalho será bastante cobrado a partir de sua constituição. “Conforme for o decoro parlamentar do vereador, quem vai trazer o parecer e fazer as investigações é a Comissão de Ética e eu, como presidente, vou receber esse parecer e vou colocar em votação no plenário. Se o parecer estiver pedindo pela cassação, com certeza, será cassação”, destacou.
O presidente da Câmara de Petrolina também fez um balanço sobre ações desenvolvidas pelo Legislativo Municipal ao longo de 2022. “A gente teve uma produção muito grande na Câmara de Vereadores, tivemos um bom relacionamento com a imprensa, até porque temos que fazer o reconhecimento à cobrança da imprensa, que acompanha e fiscaliza o nosso trabalho na Câmara de Vereadores e eu tiro como positivo. Superamos o número de requerimentos e indicações, reestruturamos a Câmara, com uma melhor estrutura e também melhoramos o setor administrativo. Então precisamos fazer um reconhecimento positivo sobre 2022”, pontuou Aero.