Vereadores apresentam comissões em sessão ordinária na Câmara de Petrolina.

0

Nesta quinta-feira (13), o presidente da Câmara Municipal de Petrolina, Osório Siqueira, deu início aos trabalhos legislativos, onde a ata da sessão anterior foi aprovada com 11 votos. O vereador Gabriel Menezes fez a leitura dos ofícios, e informou que o Major Enfermeiro enviou um comunicado justificando sua ausência, assim como os vereadores Gaturiano Cigano e Marquinhos Amorim, que também não compareceram à sessão.

Na mesma sessão, o primeiro secretário Gabriel Menezes fez a leitura do ofício das comissões da Casa Plínio Amorim. A Comissão de Justiça, Redação e Legislação Participativa foi assumida pelo vereador Ronaldo Cancão, com Rosarinha Coelho na relatoria e Zenildo do Alto do Cocar como secretário. Ana Cláudia Ferreira segue como suplente na formação da comissão. 

Já na Comissão de Finanças e Orçamento, a presidência ficará a cargo de Josivaldo Barros, enquanto Manoel da Acosap será o relator. Major Enfermeiro ocupará a cadeira de secretário da comissão, e Roberto da Gráfica segue como suplente.

A Comissão de Obras, Serviços Públicos e Negócios Municipais terá a liderança de Zenildo do Alto do Cocar, com Diogo Hoffmann como relator e Marquinhos Amorim como secretário, com Junior Gás como suplente.

Para a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, a presidência passou a ser dirigida por Maria Helena, com a vereadora Cláudia Ferreira na relatoria e Josivaldo Barros na cadeira de secretário, enquanto Gilmar Santos assumirá a suplência.

Já na Comissão de Saúde e Assistência Social será presidida por Marcos Amorim, com Rosarinha Coelho na cadeira de relatora e Major Enfermeiro como secretário da mesa. O vereador Capitão Alencar completa a comissão como suplente.

A sessão da Câmara de Petrolina seguiu com a definição dos membros de outras comissões importantes da Casa Plínio Amorim. A Comissão de Agricultura, Interior e Meio Ambiente passou a ser comandada por Rogério Passos, com Gaturiano Cigano na relatoria da mesa e Gabriel Menezes como secretário. Marcos Amorim ficará como suplente.

Já a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania foi colocada sob a liderança de Maria Helena, com Wanderley Alves como o relator da mesa e Junior Gás na cadeira de secretário. O vereador Gilmar Santos ocupará o cargo de suplente.

A Comissão de Defesa e Proteção da Criança e do Adolescente foi assumida pela presidência de Dhiego Serra, com Rogério Passos como relator e Ronaldo Silva na secretaria. Gabriel Menezes será o suplente.

Na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Rosarinha Coelho presidirá a comissão, com Ana Cláudia Ferreira como relatora e Maria Helena como secretária. O vereador Gaturiano Cigano será o suplente.

A Comissão de Defesa e Proteção da Causa Animal, por sua vez, ficará sob a presidência de Wanderley Alves, com Junior Gás como relator e Ronaldo Cancão como secretário. Ronaldo Silva segue como suplente.

Já a Comissão de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana terá o comando de Capitão Alencar, Diogo Hoffmann como relator e Dhiego Serra na cadeira de secretário. Gabriel Menezes será suplente.

Por fim, a Comissão de Ética Parlamentar será presidida por Josivaldo Barros, com Rogério Passos na relatoria e Zenildo do Alto do Cocar como secretário. Capitão Alencar será o suplente.

Durante a sessão, o presidente Osório Siqueira destacou que as comissões da Câmara de Petrolina estavam aptas a iniciar os trabalhos. Ele afirmou que “foram decididos os vereadores responsáveis por cada função, portanto, as comissões estão aptas a efetuar os pareceres para os projetos que estão em tramitação na casa”.

No entanto, o vereador Ronaldo Silva expressou sua insatisfação com a formação das comissões. “Espero que essas comissões realmente trabalhem, porque todos fazem questão de estar em várias comissões e, na realidade, não fazem nada”. Ronaldo Silva pediu que o seu nome fosse retirado das comissões.