As 130 mulheres em situação de transtorno mental ou psicodependentes que são atendidas pelo Crelps – Centro de Recuperação Evangélica Livres para Sonhar, no Jardim Amazonas, em Petrolina – PE, tiveram uma tarde diferente no último domingo (7).
A programação, realizada pelo Comitê Mulher Sicredi Vale do São Francisco, começou com uma palestra motivacional ministrada pela atleta paraolímpica Nanny (Nanilza Venceslau). Com uma narrativa bastante clara e firme nas colocações, Nanny contou uma história de superação que teve início com a perda dos dois braços, depois de um acidente, e se transformou através da prática esportiva na conquista de vários títulos paraolímpicos.
Trazendo exemplos das pistas de atletismo para o dia a dia das mulheres do Crelps, Nanny ouviu depoimentos, tirou dúvidas, deu dicas acerca de atitudes positivas para a superação das limitações e adversidades da vida e concluiu afirmando: ‘Se eu posso, então você pode!’.
Lusdênia da Silva, ex-interna e hoje uma das coordenadoras do Crelps, ficou bastante emocionada com os ensinamentos da tarde e revelou que além de produtivo o encontro trouxe lições profundas sobre a capacidade humana de recuperação e superação de desafios.
O Comitê Mulher Sicredi Vale do São Francisco, encerrou a ação social servindo um lanche e entregando kits de higiene pessoal com sabonete, creme dental e absorvente. Para a coordenadora do Comitê, Gislane Gava, o conjunto de aprendizado e vivências do encontro trouxe ganhos significativos para todos. “Chegamos sob o manto da solidariedade e testemunhamos a superação que motiva e vai provocar muitas reflexões entre essas mulheres. Um presente para todos nós neste dia em que comemoramos 16 anos da criação da Lei Maria da Penha”, concluiu.