O mês de janeiro faz um convite à reflexão sobre a saúde mental, uma campanha que busca debater e ampliar os diálogos sobre a mente e suas emoções. Em meio a essa reflexão, além dos cuidados de forma convencional com terapias e consultas com médicos e especialistas, existe outro aliado que muitas vezes é esquecido, as plantas. O contato com a natureza e a presença das plantas pode ter um impacto significativo na saúde mental. “Eu sempre gostei de plantas. Sempre tive o hábito de plantar várias em casa. Eu só percebi que elas fazem bem para a mente quando eu entrei em um processo de ansiedade muito forte, e a única coisa que me acalmava era conversar e cuidar das minhas plantas”, destaca a aposentada Aldenora Francisca.
Vários estudos comprovam que cuidar das plantas e estabelecer uma conexão com a natureza traz várias vantagens, como a redução da ansiedade e depressão. Além disso, estar em contato com a natureza também auxilia na concentração e sistema imunológico. “Ter plantas dentro ou fora da residência e caminhar por um jardim pode causar sensação de paz e calma, trazendo benefícios a quadros de sofrimento psíquico, como sintomas de ansiedade, depressão e estresse. As pessoas não percebem isso, mas através do cuidado com as plantas é possível aprender sobre autocuidado, além de ser um recurso para momentos de tristeza ou distração em meio a uma rotina cansativa e conturbada” destaca a psicóloga Waylla Gonçalves de Sousa.
Para aqueles que desejam aderir esse contato com as plantas, a Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Meio Ambiente, disponibiliza diversas mudas de várias espécies nativas do Brasil no Viveiro Municipal. Elas são distribuídas gratuitamente para a comunidade. As equipes da AMMA orientam quais plantas se adequam melhor ao local que você deseja plantar e passam informações sobre os cuidados que devem ser seguidos para que elas se desenvolvam de forma saudável. O Viveiro fica no Parque Municipal Josepha Coelho e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
———————
Texto: Prefeitura de Petrolina