Lixo, garrafas, latas, pneus, metralhas, louças sanitárias, gorduras, colchões e até troncos de árvores. Materiais como estes têm sido encontrados diariamente pelos técnicos da Compesa, durante as manutenções nos poços de visita distribuídos pela cidade de Petrolina.
A utilização de forma indevida do sistema de esgotamento sanitário provoca danos, além de obstruções nas redes, e, consequentemente, aumento dos extravasamentos, dificultando o trabalho das equipes de manutenção e causando transtornos desnecessários à própria população.
O gerente Regional da Compesa em Petrolina, Marcelo Guimarães, ressalta que a rede de esgoto é dimensionada para receber apenas efluentes dos ramais regularmente implantados nos imóveis e estabelecimentos. “Nos períodos chuvosos, a situação se agrava, visto a ausência de drenagem urbana em algumas ruas, assim como é comum observar populares direcionando as águas empoçadas da chuva para os poços de visita e caixas de inspeção do sistema”, destacou Guimarães.
A Compesa busca a cada dia melhorar a prestação dos seus serviços aos cidadãos e cidadãs petrolinenses, mas a parceria com a população na utilização adequada do sistema de esgotamento sanitário é fundamental neste processo. Em casos de dúvidas ou reclamações sobre vazamentos ou extravasamentos, os clientes devem registrar as suas solicitações através do telefone 0800 081 01 85.