A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizou a coleta de amostras de água em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, na última terça-feira (7). A ação foi realizada por orientação dos órgãos reguladores, como a Agência Nacional das Águas (ANA) e a Vigilância Estadual de Saúde.
A amostra foi enviada para o laboratório central de controle de qualidade da água, no Recife, para uma análise mais detalhada e específica. O prazo para a divulgação dos resultados é o dia 14 de novembro.
A Compesa esclarece que o município de Santa Maria da Boa Vista fica distante do local da contaminação, que ocorreu em Juazeiro do Norte, na Bahia. No entanto, a companhia tomou a medida de precaução para garantir a qualidade da água distribuída à população.
A Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista também está atuando para averiguar a mortandade de peixes detectada na zona rural do município. O prefeito George Duarte informou que entrou em contato com órgãos ligados ao Governo Federal e Estadual e que análises preliminares já foram feitas na água do Rio São Francisco.
Ainda de acordo com a Compesa, até o presente momento nenhuma anormalidade foi encontrada nas amostras colhidas.