Compesa rebate presidente da Armupe e questiona “o que representa a ‘entrega simbólica’ do sistema Dom Avelar”

0
(Foto: Reprodução)

Em nota encaminhada ao Nossa Voz, a Companhia Pernambucana de Saneamento esclareceu que aguarda o repasse oficial do saneamento feito pela prefeitura de Petrolina no Dom Avelar para a realizar as inspeções necessárias e assim, passe a operar o sistema.

No texto, a Compesa ainda “ questiona o que exatamente representa essa “entrega simbólica” (…) à população”. A estatal também apresenta sua versão sobre o acordo firmado junto ao Ministério Público Estadual para execução da obra.

Acompanhe na íntegra:

“Após ser mencionada durante entrevista a esta emissora, concedida pelo diretor-presidente da Agência Reguladora do Município de Petrolina (ARMUP), sobre a entrega simbólica do sistema Dom Avelar pela Prefeitura, a Compesa esclarece que aguarda o repasse oficial do sistema existente, para que sejam realizadas as devidas inspeções quanto ao pleno funcionamento do mesmo, bem como de sua eficiência operacional e cumprimento das normas técnicas e legislações ambientais. Desta forma, é importante salientar que o repasse de um sistema de saneamento só ocorre após as devidas verificações e concordância da companhia de saneamento, o que ainda não ocorreu. Inclusive, a Companhia questiona o que exatamente representa essa “entrega simbólica” do sistema Dom Avelar à população.

Diante da afirmação de que a Compesa não cumpriu com sua parte do acordo para atuação naquela região, a Companhia esclarece que, à época, apresentou ao Ministério Público o projeto de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia Dom Avelar, no valor de R$ 22 milhões, e que tem como objeto o atendimento completo dos bairros Dom Avelar, Santa Luzia, São Joaquim, São Jorge, Terras do Sul e Padre Cícero.

Entretanto, a Prefeitura, por ter resolvido unilateralmente atuar em uma parte restrita do sistema já existente, criou um impasse jurídico que terminou por impedir que a Companhia avançasse com a obra de abrangência bem maior e que, de fato, apresenta a solução definitiva para os citados bairros e não mais a sequência de paliativos até então realizados pelo Município.

Petrolina está entre as 30 melhores cidades no ranking 2020 do Instituto Trata Brasil, com 100% de cobertura no atendimento de água e 83,5% no atendimento de esgoto. Por fim, a Compesa reafirma seu compromisso com a qualidade e a eficiência, sua transparência e sua responsabilidade socioambiental, visando atender às necessidades da população, o bem estar comum e a satisfação de todos”.