Comunidades próximas à Usina de Sobradinho recebem reteste de sirenes de alerta em ações de segurança

0

Eletrobras Chesf realiza atividades do Plano de Ação de Emergência em Petrolina (PE) e Casa Nova (BA) com workshops, simulados e orientações à população

A comunidade da Tapera, em Petrolina (PE), e a comunidade de Pescadores Mangueiras, em Casa Nova (BA), localizadas nas proximidades da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, receberão, no próximo dia 10 de outubro, o reteste das sirenes de alerta que fazem parte do Plano de Ação de Emergência (PAE). A iniciativa é realizada em parceria com as defesas civis municipais e prefeituras da região.

De acordo com a Chesf, carros de som circularão pelas comunidades na quinta-feira (9) e na manhã da sexta-feira (10) para informar os moradores sobre o reteste e orientá-los sobre como proceder. Nesta fase, não é necessário que os moradores deixem suas residências.

Na quarta-feira (8), a programação contará com um Workshop de Segurança de Barragens na Escola Municipal Thássio Rangel Ferreira Lima, pela manhã, e, à tarde, um Treinamento Simulado de Mesa (Table Top) com a participação de Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Agência de Meio Ambiente, Polícia Militar e Exército.

“Esse workshop promovido pela Eletrobras Chesf, assim como outras ações que já realizamos desde o ano passado, são fundamentais para difundir entre professores, funcionários e alunos uma cultura de segurança em torno da usina”, afirmou a diretora da escola, Julianna Lacerda.

O PAE foi implantado em 2024 e inclui simulados de evacuação junto à população das localidades próximas às principais usinas hidrelétricas da Chesf. Além da Usina de Sobradinho, retestes também estão previstos para as usinas de Boa Esperança (PI), Paulo Afonso (BA) e Xingó (SE).

Segundo a Chesf, os Planos de Ação de Emergência seguem a Política Nacional de Segurança de Barragens, com o objetivo de promover uma cultura de prevenção e garantir maior segurança para todas as comunidades próximas aos empreendimentos.