Quem aguarda o edital do concurso dos Correios poderá ter novidades em breve. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos está se preparando para lançar um novo certame. Uma das novidades previstas é que o modelo adotado deverá seguir os moldes do Concurso Nacional Unificado, com provas aplicadas em 228 cidades.
No início do mês, os Correios anunciaram que a nova seleção ofertará 3,2 mil vagas, prioritariamente para o nível operacional de carteiro. Entre o total de vagas, haverá também cargos para nível superior, como advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro.
De acordo com o cronograma divulgado pela empresa, a publicação do edital do concurso está prevista para setembro. A expectativa é os candidatos aprovados sejam nomeados em dezembro. De acordo com informações já divulgadas, serão lançados dois editais: um para nível médio (cargo agente de Correios) e outro para nível superior (cargo analista de Correios).
Prioridade
O cronograma do certame previa a realização do planejamento do concurso e processo para contratação de empresa especializada até julho. Em agosto, a expectativa é que a banca seja contratada.
A atual gestão declarou publicamente que a realização do concurso público é um dos compromissos assumidos para solucionar a demanda acumulada nos últimos anos por mais profissionais em posições estratégicas da empresa e evitar a sobrecarga de trabalho.
Em entrevista no início deste ano, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou que o concurso é prioridade para a pasta.
“Uma das principais metas esse ano é este concurso, que é muito esperado, não só pela população, mas pela empresa também, pela necessidade dela. Esse concurso vai sair esse ano”, disse.
O último concurso em âmbito nacional dos Correios foi realizado pela em 2011. Na ocasião, foram mais de 1,1 milhão de pessoas inscritas para 9.190 vagas de nível médio e superior. (Fonte: Folha PE)