O Concurso dos Correios ganhou data para realização. Nesta quinta-feira (3), a estatal anunciou que o certame será aplicado no dia 15 de dezembro deste ano, divulgação do edital com as informações sobre o teste está prevista para a próxima quarta-feira (3). As vagas são para início imediato, com 3.099 oportunidades direcionadas a nível médio e 369 para nível superior.
Os cargos disputados serão os de agentes, com o salário de R$ 2.429,26, e analistas, que receberão, inicialmente, R$ 6.872,48. Além das vagas para nomeação imediata, o certame nacional da estatal também contará com cadastros reservas, sendo 5.344 para o cargo de agente e mais 631 para analista. 30% das oportunidades serão reservadas para pessoas negras e indígenas.
Das provas
Sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), as provas de nível médio serão aplicadas no modelo objetivo, com questões de múltipla escolha. Os temas serão tanto de conhecimentos gerais, como específicos.
Para as vagas de analistas, destinadas às pessoas com nível superior, além da parte de múltipla escolha, o concurseiro vai precisar produzir uma redação de texto dissertativo, com limite de 30 linhas.
Demanda e mão de obra
De acordo com o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a contratação de pessoas é uma medida essencial para que a empresa possa corresponder às novas demandas da sociedade e do mercado.
Entretanto, a quantidade de vagas ofertadas ainda é considerada insuficiente para suprir o déficit de mão de obra na estatal, alega a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect).
Fonte: Folha de Pernambuco