ConecteSUS deve voltar até o fim de semana, diz Queiroga

0
(Foto: Agência Brasil)
(Foto: Reprodução)

Após quase uma semana fora do ar, a plataforma ConecteSUS, que reúne informações clínicas da população brasileira — incluindo dados sobre a vacinação contra a Covid-19 — deve ser reativada até o final de semana. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (16/12), pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O cardiologista afirmou que a área técnica do órgão trabalha para reativar a plataforma o mais breve possível.

A rede ficou inativa após o Ministério da Saúde sofrer dois ataques hackers. O primeiro ocorreu na última sexta-feira (10/12) e, segundo Queiroga, atingiu a rede da Embratel, empresa que administra sistemas do governo federal. Após o incidente, uma série de plataformas do órgão ficou fora do ar.

O segundo ataque ocorreu na madrugada de segunda-feira (13/12), quando hackers invadiram a rede interna do ministério. O sistema de telefone e a intranet ficaram inativos, e diversos servidores precisaram trabalhar em regime de home office.

O ministro também informou que a rede interna do ministério foi restabelecida nesta quinta-feira. Com a reativação dos sistemas, servidores voltaram ao trabalho presencial.

“A questão dos hackers está na PF para que possamos identificar esses criminosos. As medidas serão tomadas para restabelecer a rede. A rede interna já foi restabelecida, o ConecteSUS está em avanço para que volte a funcionar o mais rápido possível”, concluiu o ministro.