Conferência de Advocacia em Petrolina conta com Raquel Lyra e autoridades do Judiciário de todo o Brasil

0

A Conferência Estadual da Advocacia de Pernambuco coloca Petrolina como centro da formação jurídica nos próximos dias 25 e 26 de maio. Com o tema “A inovação em prol do acesso à Justiça”, o evento contará, na sua abertura, com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que visitará a cidade pela primeira vez após a sua eleição. (Confira a programação aqui)

Em entrevista ao Nossa Voz desta terça-feira (23), o presidente da OAB – Subseccional Petrolina, Marcílio Rubens, detalhou a programação que foca na na preservação do estado democrático de Direito e na atualização dos profissionais da área e garante maior qualidade dos estudantes em formação.

“Eu faço questão sempre de destacar a importância de ter esse tipo de trabalho, esse tipo de conferência. Ela acontece uma vez a cada três anos, reunindo toda a advocacia do estado de Pernambuco e de outros estados e que visa principalmente a melhor qualificação, já que advogado fala pela sociedade, ele acaba sendo um representante do jurisdicionado e é importante que essa qualificação venha de forma acentuada para possibilitar para a essa população a melhor representatividade do seu direito”, ressaltou.

Abertura solene acontecerá a partir das 9h, nesta quinta-feira (25), na Univasf, campus Petrolina, com a presença da governadora Raquel Lyra, do presidente Nacional da OAB Beto Simonett; do presidente da OAB-PE, Fernando Jardim Ribeiro Lins e a vice presidente da OAB-PE Ingrid Zanella Andrade Campos; além das representações do Conselho Estadual da Advocacia, do Conselho Local da OAB, da subseção Petrolina, toda a sua diretoria e os representantes dos poderes constituídos, no caso o prefeito de Petrolina, Simão Durando e  presidente da Câmara Municipal, Aero Cruz; e de representantes do Judiciário em nível federal, estadual e da Justiça do Trabalho. “São autoridades que representam todos os poderes, a fim de que a gente possa congregar as mesas ideias, sendo trazidas e debatidas, as discussões que realmente acrescentem em prol do Estado Democrático de Direito.

Ao NV, Marcílio ressaltou ainda a importância de Petrolina recepcionar o evento. “O acontecimento desse evento em Petrolina é um marco histórico. Pela primeira vez, na história de Pernambuco, desde que  a OAB está constituída, uma conferência acontece numa cidade do interior. E veja a importância de Petrolina neste cenário. Estamos trazendo uma conferência para o extremo do estado, tirando da capital. E faço ressalva, já houve uma conferência em Caruaru e quando nós falamos de uma cidade do interior, estamos dizendo em relação a distância que estamos da capital e efetivamente considerado aquilo que é interior”, destacou relembrando que a conferência acontece após cinco anos de espera, porque, durante a pandemia da covid 19 não foi possível realizar o evento na data anteriormente prevista.

A previsão de público é de 1000 participantes por dia. Além do público local, que engloba advogados e estudantes de Direito de Juazeiro e Petrolina, estão confirmados 10 ônibus vindos de diversos lugares do estado trazendo caravanas para a cidade. “A movimentação dos profissionais do Direito mostra realmente a relevância desse evento”, completou.

Após o cumprimento de toda a programação, haverá um evento festivo, com a realização do São João da OAB. Será na próxima sexta-feira (26), a partir das 21h com a apresentação de Sirano e Sirino. O acesso ao público em geral será permitido mediante compra de ingressos à venda no site da Ingresso Tech