Conferência Municipal de Educação de Juazeiro reuniu sociedade civil e representantes governamentais

0

O Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, recebeu, nesta quinta-feira (26), V Conferência Municipal de Educação (Comed). O evento, realizado pela Prefeitura de Juazeiro, foi uma etapa preparatória para a Conferência Estadual de Educação e discutiu o Plano Nacional de Educação (2024/2034) – uma política de Estado para garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.

A Conferência foi aberta oficialmente pelo secretário de Educação, Wank Medrado, representando a prefeita Suzana Ramos. “O direito à educação está contextualizado na premissa da igualdade, na concessão, via Estado, de oportunidades iguais para que as pessoas possam acessar o conhecimento e, através dele, alcançar a sua emancipação cognitiva e intelectual. Enquanto integrantes desse universo de aprendizagem, precisamos, para além do discurso, estabelecer ações concretas que impactem de maneira positiva no contexto educacional. Esse é o momento de propor ações concretas na construção de um plano que vai dirigir os destinos da educação para os próximos 10 anos”, frisou Wank.

Responsável pela coordenação da V Comed, a superintendente de Gestão, Programas e Projetos da Seduc, Alexandrina Araújo, lembrou a importância da participação popular. “Estamos aqui para defender uma educação inclusiva e equilibrada, com igualdade de oportunidades, acesso e permanência, a todas as pessoas, em todos os níveis e modalidades. É importante estarmos juntos, poder público e sociedade, para pensar e construir a educação de Juazeiro para a próxima década”.

A mesa de abertura contou, ainda, com a presença do coordenador do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEEBA), Josemar Amorim de Assis, do presidente do Conselho Municipal de Educação de Juazeiro (CME), Lino Marcos da Silva, do representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), Humberto Cardoso, e da presidente da Associação dos Trabalhadores da Educação Pensionistas Aposentados e Ativos de Juazeiro (ATEPAAJ), Maeth Soares.

Programação

A programação do evento incluiu a leitura e aprovação do regimento da V Comed, palestra magna com o assessor pedagógico da Seduc, Salvador Alexandre, discussão dos grupos de trabalho, socialização das propostas construídas pelos grupos, além de visitação da Feira Empreendedora, com produtos da culinária e artesanato locais, e um momento cultural com a participação de artistas da região. As propostas construídas coletivamente na V Comed serão levadas para discussão na Conferência Estadual de Educação, em dezembro.

Professora do município há 24 anos, Maria Goreth dos Santos comentou a conferência. “Esse momento foi grandioso, porque através dele as políticas públicas irão chegar para o futuro da educação no município. A partir dessas discussões nós vamos colher os frutos dos próximos dez anos”, pontuou a educadora, que atua na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Duarte.

Marileia de Souza Rocha, professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede municipal de ensino, também falou sobre a importância da conferência. “Foi um momento importantíssimo. A gente convive muito com a teoria, mas buscamos também a prática. Nesse lugar a gente conseguiu expressar as nossas indagações enquanto teoria e encontramos a prática, através da proposição de ações”.

A Conferência foi transmitida ao vivo pela TV Escola Juazeiro e está disponível no canal da Seduc no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=TZjS9-fBSaI).

Fonte: Ascom Seduc/PMJ