A VII Feira de Caprinos e Ovinos de Juremal, a Feira do Bode, começou na noite desta sexta-feira (19), com a recepção dos primeiros animais e acolhida dos criadores no parque J. Neves. O tradicional evento é realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), em parceria com a Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária (Adac), Comissão Organizadora do Distrito de Juremal e o patrocínio do Banco do Nordeste e Governo Federal.
Este ano, a Adeap trouxe duas mudanças que beneficiam diretamente os criadores. “A Feira do Bode é uma grande festa, mas a ideia da gestão da prefeitura Suzana Ramos é fortalecer a atividade entre os pequenos produtores e, buscando otimizar o trabalho deles, suspendemos a cobrança do aluguel das baias e instituímos prêmios em dinheiro para o torneio de pista, são ações que buscam incentivar e ajudar a estruturar a cadeia produtiva da caprinovinocultura no município de Juazeiro”, afirmou, o secretário Carlos Neiva.
A Feira do Bode para muitos participantes vai além da questão comercial. Rone Borges, é criador, produtor de leite e queijo e está participando da Feira com oito animais da raça anglo-nubiano. “Aqui é um momento para reunir os amigos, confraternizar, exibir os animais e se possível vender também. Sou de Juazeiro e todos os anos faço questão de participar desse evento importante”, destacou.
A Feira
A Feira do Bode tem como objetivo promover a valorização da cultura local e o fortalecimento da caprinovinocultura na região. A VII edição da Feira do Bode de Juremal é a primeira deste ano de uma série de seis que serão realizadas ao longo do ano em outros distritos de Juazeiro e conta com a exposição de cerca de 350 animais, entre caprinos e ovinos das mais variadas raças, além de torneios leiteiro e de pista, com premiação para os vencedores.
Embora a programação da Feira do Bode de Juremal já tenha começado, a abertura oficial do evento acontece na noite deste sábado (20), com a presença da Prefeita Suzana Ramos.
Confira a programação:
SÁBADO — (20/05)
07h – Abertura do parque para recepção de animais
08h às 22h – Exposição e comercialização de animais, artesanatos, produtos da culinária local e outros produtos, trabalhos tecnológicos, stands da educação – Empreendedorismo em ação
10h – Atividade técnica
10h30 – Apresentações dos alunos da Escola Graciosa Xavier Ramos
12h às 14h – Inscrição dos animais para o Torneio de Pista
14h às 19h – Julgamento do Torneio de Pista e entrega da premiação
14h às 17h – Atração Musical — Voz de Violão (Juana e Wilson Freitas)
17h30 – Ato Solene e apresentação cultural das escolas Deputado Raimundo da Cunha Leite- Juremal e Graciosa Xavier Ramos – participação dos estudantes
19h às 02h – Atrações Musicais (Edinho e Banda e Matheus do Acordeom)
20h30 – Segunda Ordenha do Torneio Leiteiro
02h – Fechamento do Parque.
DOMINGO (21/05)
07h – Abertura do Parque
08h30 – Terceira ordenha do Torneio Leiteiro
09h30 às 12h – Exposição e comercialização dos animais
13h – Encerramento da Feira de Animais
15h às 18h – Atração Musical (Dudu Lima)
18h às 21h — Atração Musical (Skema 02)