Boa parte dos pré-candidatos ao Governo de Pernambuco confirmaram as datas de suas convenções, quando terão os nomes ratificados para concorrer ao cargo máximo do Executivo estadual. Apesar do prazo para realizações destes eventos ter iniciado na última quarta-feira, dia 20 – seguindo até 5 de agosto – a maioria dos postulantes darão a largada somente a partir do dia 30 de julho.
No Estado, a primeira legenda a fazer a convenção será o PCB, para confirmar a candidatura de Jones Manoel. Marcado para as 18h da próxima quarta-feira (27), o evento acontecerá na sede do partido, localizada na Rua do Rosário da Boa Vista, 163, bairro da Boa Vista, em Recife.
O PSDB confirmará a candidatura de Raquel Lyra (PSDB) a governadora no próximo sábado (30), no Clube Português. Apesar de ter o nome consolidado e ser uma referência de boa governança na área Executiva, Raquel vem negociando sua chapa com calma. Na vice, é provável que esteja a deputada estadual, Priscila Krause, mas ainda não há indicação de quem ocupará a vaga ao Senado.
No dia 30, também será a data de confirmação do candidato do Psol/Rede ao governo do estado, João Arnaldo. O local ainda não foi confirmado. João Arnaldo terá na sua chapa Alice Gabino, da REDE, ocupando a vice e a pré-candidata ao Senado Eugenia Lima.
Outros três pré-candidatos ao Governo de Pernambuco também definiram o dia 31, para oficializarem seus nomes.
A chapa Marília Arraes, André de Paula (PSD), para o Senado, e Sebastião Oliveira (Avante), para vice, será oficializada no dia 31, no Classic Hall, em Olinda, mesmo local onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou seu último ato público durante a vista a Pernambuco. Anteriormente o evento foi marcado para o Clube Português, no Recife.
No mesmo dia, domingo (31), além de Marília Arraes, estão confirmadas as convenções de Anderson Ferreira (PL) e a de Miguel Coelho (União Brasil). O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes programou a sua convenção a partir das 10h, também no Clube Português. Ele estará acompanhado dos parceiros de jornada. A advogada Izabel Urquiza (PL), um nome feminino que vinha sendo procurado por Anderson para atrair o eleitorado do mesmo gênero, foi anunciada na sexta-feira (22) à noite, para compor a vaga de vice. Para o Senado, está o ex-ministro do Turismo de Jair Bolsonaro, Gilson Machado Neto (PL)
Já a convenção do ex-prefeito de Petrolina vai acontecer no Clube Internacional, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, a partir das 14h. A pré-candidata de Miguel Coelho a vice é a deputada Alessandra Vieira (União Brasil). O nome que acompanhará Miguel para o Senado Federal, entretanto, ainda não foi definido.
Danilo Cabral, postulante do Governo, será o último a oficializar a chapa que tem a atual vice-governadora, Luciana Santos (PCdoB), como pré-candidata a vice, e a deputada estadual Teresa Leitão (PT), ao Senado Federal. A Frente Popular de Pernambuco agendou sua convenção para o último dia possível no calendário do Tribunal Superior Eleitoral: na tarde de 05 de agosto, no Clube Português.
Candidaturas já confirmadas
O PSTU oficializou, neste sábado (23), a professora Claudia Ribeiro como candidata ao governo de Pernambuco, nas eleições de 2022. O candidato a vice é o Professor Mariano, do mesmo partido. No mesmo evento, a enfermeira e técnica em enfermagem, Dayse Medeiros (PSTU) foi oficializada como candidata ao Senado.
Já o PMB oficializou nesta sexta-feira (22) o nome de Jadilson Francisco de Andrade, conhecido como Jadilson Bombeiro, como candidato ao governo de Pernambuco nas eleições de outubro. A tenente Rose Viana, do mesmo partido, será vice na chapa. Suplente de vereador em Olinda, Daniel de Paulo Ramos (PMB), conhecido como Teio Ramos, foi apresentado como candidato ao Senado.
O Nossa Voz tentou contato com o pré-candidato ao governo do estado pelo PTB, Wellington Carneiro, mas não obteve resposta. O mesmo aconteceu com o representante do PRTB, cujo o partido confirmará Esteves Jacinto como candidato a governador.