O Blog de Jamildo divulga com exclusividade, nesta quarta-feira (24), a pesquisa eleitoral Conectar com intenções de voto para as Eleições 2022 em Pernambuco. A disputa pelo Senado tem André de Paula (PSD) na liderança, acompanhado por mais três candidatos empatados dentro da margem de erro.
Esta é a primeira pesquisa realizada pelo instituto com todos as candidaturas já definidas pelos partidos e coligações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Mais uma vez, foi a alta porcentagem de eleitores que afirmaram votar em branco ou nulo para o cargo de senador, contabilizando 41%. Outros 15% afirmaram não saber em quem votar.
Na liderança da pesquisa pelo Senado em Pernambuco, aparece André de Paula (PSD), partido que integra a Frente Popular. O candidato teve 12% das intenções de voto.
Em comparativo com a pesquisa anterior, divulgada pela Conectar em julho, André de Paula se manteve na liderança, oscilando positivamente em dois pontos.
Na segunda posição, aparece Guilherme Coelho (PSDB), candidato da chapa de Raquel Lyra. Ele aparece pela primeira vez na pesquisa da Conectar, somando 10% das intenções de voto.
Considerando a margem de erro de 3,1 pontos percentuais, André de Paula e Guilherme Coelho estão empatados tecnicamente.
Na sequência, aparecem Teresa Leitão (PT) e Gilson Machado Neto (PL), ambos com 6%. Apesar de uma distância maior, eles também empatam tecnicamente com os dois primeiros colocados dentro da margem de erro.
Esteves Jacinto (PRTB) e Carlos Andrade Lima (UB) aparecem em seguida, com 3%, cada.
Confira a pesquisa eleitoral para Senado em Pernambuco
- André de Paula (PSD): 12%
- Guilherme Coelho (PSDB): 10%
- Teresa Leitão (PT): 6%
- Gilson Machado Neto (PL): 6%
- Esteves Jacinto (PRTB): 3%
- Carlos Andrade Lima (UB): 3%
- Roberta Rita (PCO): 2%
- Eugênia Lima (PSOL): 1%
- Dayse Medeiros (PSTU): 1%
- Nenhum/Branco/Nulo: 41%
- Não sabe/Não respondeu: 15%
Metodologia da pesquisa Conectar
A pesquisa eleitoral Conectar foi realizada entre os dias 19 e 22 de agosto de 2022, entrevistando mil eleitores pernambucanos em 55 municípios.
A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.
A pesquisa está registrada no TSE sob os números BR-03528/2022 e PE-PE-02873/2022.
(JC)