De 30 de setembro a 4 de outubro, o Complexo Multieventos da Univasf em Juazeiro sedia um dos maiores eventos voltados para o debate sobre as tecnologias e mercado de frutas no país: o XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF). Com o tema “Fruticultura de precisão: desafios e oportunidades”, o evento traz uma programação com 60 eventos técnico-científicos, entre minicursos, conferências, mesas-redondas, palestras e visitas a fazendas e centros de pesquisa da Embrapa na região.
A previsão é que o XXVI CBF recepcione cerca de 900 profissionais vinculados a instituições de pesquisa, ensino e extensão, produtores, empresários e representantes de órgãos públicos e empresas privadas, do Brasil e do exterior. Uma parte será de palestrantes e conferencistas. Outra, são os autores dos mais de 800 trabalhos científicos aprovados para apresentações, relacionados às áreas de Biotecnologia, Botânica e Fisiologia, Colheita e Pós-Colheita, Defesa Fitossanitária, Cadeia Produtiva, Fitotecnia, Genética e Melhoramento, Processamento, Propagação e Mudas, Solos, Irrigação e Nutrição de Plantas, e Sócio Economia e Mercado.
O congresso contará ainda com a presença de professores e pesquisadores de universidades da Austrália e dos Estados Unidos. Foram convidados pela organização do XXVI CBF pelos estudos que realizam com processamento, qualidade e segurança de alimentos, a ainda em colheita, manuseio, armazenamento, transporte e processos fisiológicos e metabólicos relacionados ao desenvolvimento, maturação e senescência de culturas agrícolas.
Também virão ao evento, profissionais experientes em consultorias a empresas privadas e que atuam no agronegócio internacional e no apoio a agricultores em mais de 15 países da América Latina, África Oriental e Sudeste Asiático. “Todos irão expor importantes contribuições a processos de inovações técnicas e gerenciais com potencial para elevar os níveis de competitividade da fruticultura brasileira”, explica o pesquisador da Embrapa. Para ele, como o cultivo ou mesmo o extrativismo de frutas se estende por todo o país, o incremento de resultados nas suas cadeias produtivas distribui seus impactos por negócios diversos em municípios e estados.
O XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura tem realização conjunta da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Para mais informações sobre o evento estão acesse o site www.fruticultura2019.com.br.