Nesta terça-feira (27) o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp) esteve presente na Fundação Nilo Coelho para acompanhar a votação e aprovação do Projeto de Lei n° 001/2024, que dispõe sobre o reajuste salarial dos servidores públicos municipais. Pauta da campanha salarial, a conquista é reflexo das negociações do Sindsemp com o Poder Executivo, a fim de garantir a valorização salarial das categorias.
O projeto, aprovado por 20 votos, em primeira e segunda votação, agora segue para a sanção do prefeito Simão Durando, já previsto na folha de pagamento do mês de fevereiro.
VEJA COMO FICA ESTABELECIDO O REAJUSTE
- 6,95% correspondente aos vencimentos básicos dos profissionais de nível elementar, médio e superior;
- 6,95% correspondente aos vencimentos básicos dos servidores regidos por leis específicas, excluindo profissionais do magistério
- Os profissionais do magistério, da Rede Municipal de Ensino, terão seus vencimentos base reajustados no percentual de 4,00%, linear na carreira, em todos os níveis e classes
Para o presidente do Sindsemp, Walber Lins, o reajuste para os servidores é fruto da luta pelos direitos das categorias, que merecem a devida valorização salarial.
“O reajuste dos servidores é mais uma conquista alcançada, trazendo uma reposição com ganho real acima da inflação, e isso é algo notório. Em tempos que a garantia seria somente da revisão geral, a gente traz esse ganho real acima da reposição inflacionária. Dentro dessa perspectiva, a gente também traduz o reajuste acima do que foi assegurado pelo Governo Federal para o piso do magistério. Isso é de suma importância porque a gente traz esse reajuste não somente em nível de piso do magistério, mas em toda a carreira do profissional do magistério no município de Petrolina. A gente também tem a questão do avanço com o plano de cargos e carreiras dos agentes de saúde e endemias, que também foi uma conquista extraordinária para a categoria, porque mostra que cada vez mais a união e a força, principalmente entre as instituição Sindsemp, Acosap e Acep, que realmente constroem essa discussão e essa demanda diariamente.”, destaca.
Atento às demandas que ainda seguem sendo negociadas, Walber Lins também reforça que existem pautas pendentes da campanha salarial e o Sindsemp, como representante dos servidores públicos municipais de Petrolina, vai continuar lutando pela valorização profissionais e pelo avanço na carreira de cada categoria.
“A gente também continua com a mesa de negociação aberta e buscando contemplar os demais pontos de negociação. A campanha salarial não findou, eu deixo muito bem claro e registrado que ela não acabou. Nós ainda temos vários pontos a serem discutidos, pontos peculiares de cada categoria, onde a gente busca a resolução em caráter mais célere possível. A gente sabe de toda a situação que envolve um ano atípico como esse, de eleição, mas a gente busca realmente a resolução em caráter mais rápido e efetivo para o servidor. Dentro dessas situações, a gente busca a melhoria das condições de trabalho, as situações próprias de avanço de carreira de algumas categorias, a conquista de piso para algumas categorias que ainda não são contempladas. São essas situações que nós vamos discutir na mesa de negociação e esperamos, realmente, galgar mais um êxito nessas situações específicas de cada categoria”.