O conselheiro tutelar Gabriel Bandeira avaliou o ano de 2023 como positivo, apesar dos desafios enfrentados. Em entrevista ao programa Nossa Voz, da rádio Grande Rio, ele destacou o aumento da demanda por atendimento, mas também a eficiência do trabalho realizado pelo Conselho Tutelar.
“Foi um ano de eleição, um ano que a gente realmente teve que se adaptar a algumas situações, mas que a gente tem realmente feito um trabalho excepcional na nossa cidade”, disse Bandeira.
O conselheiro também ressaltou a importância de políticas públicas voltadas para a proteção da infância e da adolescência. “Não é só a composição do Conselho Tutelar como a gente chama, é uma rede, um sistema de garantia. Então se não houver esses serviços também não há o atendimento adequado para garantir o direito daquela criança que está ali sendo violada, maltratada, sendo vítima de violência sexual, de abuso”, afirmou.
Bandeira também comentou sobre a falta de fios que deixou o telefone do Conselho Tutelar do Gercino Coelho fora do ar por alguns dias. “O telefone não está funcionando porque os fios foram furtados. É preciso dizer à população que está sem funcionar porque os fios foram furtados, não é por falta de pagamento”, explicou.
Por fim, o conselheiro fez um alerta sobre a divulgação de vídeos de crianças em situação de vulnerabilidade. “A gente tem que tomar muito cuidado quando a gente divulga o vídeo de uma criança. A gente expôs a família, a família estava sendo ameaçada por traficantes. A criança foi exposta de uma forma que as pessoas ficam querendo adotar, querendo isso, querendo aquilo. Então de alguma forma a gente tem que proteger a imagem da família, proteger a imagem da criança”, concluiu.