Conselho de Segurança da ONU marca nova reunião de emergência para segunda-feira (30)

0

O Itamaraty confirmou que o Conselho de Segurança da ONU vai se reunir na próxima segunda-feira (30) para uma reunião de emergência. A ideia é debater o conflito entre e Israel e Hamas, que já deixou milhares de mortos, segundo as autoridades de ambos os lados.O encontro foi um pedido dos Emirados Árabes Unidos por causa da operação terrestre israelense na Faixa de Gaza, que começou na sexta-feira (27). Outro ponto que deve ser discutido é o corte nas linhas de comunicação do território.Neste sábado (28), o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, reforçou o seu apelo por “um cessar-fogo humanitário imediato, pela libertação incondicional dos reféns e por uma ajuda que corresponda às necessidades dramáticas do povo de Gaza, onde uma catástrofe humanitária se desenrola diante dos nossos olhos”, escreveu Guterres nas redes sociais.

O Conselho de Segurança é composto por 15 países, dez com mandato rotativo e cinco permanentes (EUA, Reino Unido, China, Rússia e França). Atualmente, o Brasil é o presidente do grupo.

Em reuniões anteriores do Conselho, o Brasil, a Rússia e os EUA propuseram resoluções para definir a postura da ONU diante do conflito. No entanto, todos os textos foram vetados por algum dos países que integram o grupo – os membros permanentes têm poder de veto.

O Hamas diz que 8 mil pessoas morreram em Gaza desde o início da guerra, no dia 7. Este número não foi verificado por entidades independentes. Do lado israelense, há cerca de 1.400 vítimas.

Fonte: G1