Conselheiros municipais de assistência social, representantes da gestão municipal, sociedade civil, organizações, institutos e fundações, participaram da Primeira Formação Continuada do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), durante esta sexta-feira (08) no auditório do Rapport Hotel. A iniciativa cumpriu o objetivo de oferecer um espaço qualificado para debater o atual cenário e o futuro da política de assistência social desenvolvida no município.
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), busca promover a educação permanente no Sistema Único da Assistência Social (SUAS), além de oportunizar o diálogo sobre o papel do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) e as funções dos conselheiros, que cumprem o papel de representantes da sociedade civil, no domínio dos programas, projetos e serviços desenvolvidos pelo poder público municipal na área de assistência social.
O encontro contou com a presença da presidente do CMAS, Maria José Alves Pereira, que ressaltou sobre a necessidade de atender a população mais necessitada nos programas de assistência oferecidos pelo município, de forma efetiva e alinhada com as mudanças ocorridas no sistema de regulamentação. “O CMAS é um órgão de controle social que tem como propositura medir as políticas públicas que estão sendo implantadas, e que as que já existem, mensurando as conferências municipais de assistência social. É indispensável que os representantes do Conselho Municipal da Assistência Social permaneçam atualizados sobre as leis, decretos e resoluções que auxiliam no controle social da sociedade civil”, falou Maria.
Gestão democrática e participativa
A gestora da Sedes, Amélia Pedra, também presente no evento, destacou que a prefeitura tem investido em um modelo de gestão democrática e participativa, apostando em parcerias entre órgãos que viabilizem a concretização das políticas sociais de forma satisfatória e surpreendente. “As esferas municipal, estadual e federal têm estabelecido diálogo constante, oferecendo todo suporte e apoio necessário para a concretização dos nossos propósitos enquanto gestão, no cumprimento de nossas atribuições, e no atendimento e acolhimento das necessidades da população em situação de vulnerabilidade social. Enquanto gestão estamos comprometidos e empenhados em acompanhar de perto os projetos executados, a população atendida e o impacto social destas ações”, comentou a secretária.
Jussara Rêgo, conselheira do CMAS, representante da Secretaria de Saúde e gerente de Humanização e Educação Permanente e Continuada, comentou sobre a relevância da ação. “Esse encontro promove a valorização e capacitação de cada colaborador dentro desse setor, que se compromete diariamente com a prestação de serviços socioassistenciais, além de oportunizar uma aproximação mais efetiva entre conselho, prefeitura e sociedade civil, abrindo possibilidade para o desenvolvimento de um trabalho com base nas políticas públicas de assistência social do município”, afirmou.