Conselho Municipal do Meio Ambiente empossa seus novos representantes em Juazeiro

0

A prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), deu posse aos novos representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA), além de apresentar para os membros, a composição da nova mesa diretiva do Conselho que tem como presidente o secretário da Semaurb, Islédio Bandeira, que passa a ter papel fundamental na condução das ações e projetos do CMMA. Ainda durante a solenidade de posse, que aconteceu na Faculdade UniBRAS em Juazeiro, foram estabelecidos os locais das reuniões, além de discutir assuntos relacionados à área.

De acordo com a prefeita Suzana Ramos é compromisso da sua gestão manter a boa relação com o CNMA, além de criar oportunidades de crescimento respaldado em ações conscientes de sustentabilidade. “Nosso governo busca manter uma proximidade com os conselhos municipais por acreditar que a boa política consiste na comunhão de ideias e debate saudável, reconhecemos que o melhor caminho é buscar o desenvolvimento sem abrir mão da sustentabilidade” declarou Suzana.

O CNMA
O objetivo do Conselho Municipal do Meio Ambiente é fornecer pareceres e assistência ao Poder Executivo em relação a questões ambientais, além de elaborar, acompanhar e avaliar a Política Municipal do Meio Ambiente, estabelecendo sistemas e procedimentos para o controle ambiental em Juazeiro. Os membros do conselho estabeleceram o cronograma anual de reuniões, que ocorrem regularmente na segunda quarta-feira de cada mês, para discutir a legislação ambiental e abordar tópicos de sustentabilidade relevantes para a população. O mandato dos novos conselheiros será́ de 2022 a 2023.

Composição
Na ocasião, foi apresentada a nova composição do CMMA, que é formada por 9 membros titulares e 9 suplentes, incluindo representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), de acordo com da composição de lei nº 2.999/2021.

De acordo com o secretário Islédio Bandeira, o Conselho é uma importante ferramenta de participação cidadã na indicação e formulação de políticas afirmativas. “É essencial para garantir políticas inclusivas e representativas que reflitam as necessidades da população. É encorajado que todos se envolvam com o Conselho em sua região para construir uma sociedade mais justa e equitativa”, destacou Islédio.