Conselho Tutelar reforça atuação no Carnaval em Petrolina: “Plantão 24 horas para proteger crianças e adolescentes”

0

Em entrevista ao programa Nossa Voz nesta quarta-feira (26), o conselheiro tutelar de Petrolina, Gabriel Bandeira, destacou as ações do Conselho Tutelar durante o período de Carnaval. Segundo ele, a instituição terá um papel fundamental na proteção de crianças e adolescentes, especialmente em situações de risco, trabalho infantil e violações de direitos.

“A gente sabe que o Carnaval é uma época da gente brincar, das crianças também brincarem. O Carnaval de forma responsável. Participamos ontem da reunião estratégica, de elaboração do plano de segurança, como o Coronel logo cedo falou aqui. E o Conselho Tutelar se fez presente porque é um órgão importante. Não deixa de ter ocorrência com crianças e adolescentes, né, que se encontram nesse tipo de evento. São crianças muitas vezes em situação de trabalho infantil, que a gente vê muito nessa época do ano. São adolescentes que praticam atos infracionais e a gente teve que participar. É importante a participação nessa reunião para a gente também falar quais são as atribuições do Conselho Tutelar”, explicou Bandeira.

O conselheiro informou que o Conselho Tutelar estará de plantão 24 horas, com cronograma de sobreaviso, para atender as ocorrências durante os dias de folia. “O Conselho Tutelar vai estar aí com o cronograma de plantão, de sobreaviso, porque a gente também tem que fazer a cidade, não só o serviço, mas a cidade através do telefone do plantão”, reforçou.

A população poderá acionar o Conselho Tutelar por meio do Disque 100, do 190 (Polícia Militar) ou diretamente pelo telefone do plantão: (87) 98861-0421. O atendimento funcionará em regime integral, inclusive à noite, finais de semana e feriados.

Além do plantão, Gabriel Bandeira destacou o trabalho em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e a importância da abordagem social para identificar crianças e adolescentes em situação de risco. “A abordagem social vai estar trabalhando aí, igual trabalhou no São João, através dos técnicos, dos psicólogos, assistentes sociais, que vão estar dando suporte aos pais e fazendo essa abordagem, identificando essas crianças, esses adolescentes que estão em situação de risco”, comentou.

Outro ponto abordado na entrevista foi a possível mudança da sede do Conselho Tutelar para uma região mais acessível e próxima da comunidade. “A secretária demonstrou interesse de fazer a mudança da sede do Conselho Tutelar para a região periférica da Cohab. Está sendo elaborado um projeto de ampliação ali onde era aquela escola técnica social, próximo ao posto Petrolina, para que a gente possa fazer essa mudança da sede para lá. Um local mais amplo, mais acessível à população, porque tem linha de van, transporte coletivo, ponto de ônibus mais próximo, e mais próximo da comunidade”, detalhou o conselheiro.

A entrevista também abordou a falta de vagas nas creches e escolas de Petrolina, uma demanda constante, especialmente no bairro João de Deus. “Todo início de ano a gente tem essa problemática, inclusive chega na mesa da promotora. Nós temos um déficit muito grande de escola que atenda essa faixa etária de idade desses alunos, principalmente no bairro João de Deus”, pontuou.

Gabriel Bandeira afirmou que o Conselho Tutelar tem cobrado melhorias do poder público e elogiou os esforços da prefeitura para ampliar escolas e construir novas unidades de ensino. “O prefeito tem se preocupado muito com isso. Nós temos visitado novas escolas, creches e acompanhado o andamento das obras. O que queremos é garantir que as crianças tenham acesso à educação e estejam protegidas enquanto os pais trabalham”, concluiu.