Consultório na Rua: Prefeitura de Juazeiro inicia mapeamento de locais onde o público do programa está localizado

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), Iniciou nos últimos dias o mapeamento dos locais onde se concentram as pessoas em situação de rua e que necessitam de assistência médica. A ação integra o cronograma de atividades do programa Consultório na Rua, mais uma ação pioneira da gestão Suzana Ramos, e que vai cadastrar indivíduos que se encontram em situação vulnerável e de rua. Durante todo o mês está sendo realizada uma busca ativa para avaliar os dias e locais de atendimento desse público.

A prefeita Suzana Ramos conheceu o programa na capital baiana, Salvador, no início da gestão e logo articulou para que o programa fosse implementado no município. “Em uma das visitas em Salvador para ver o resultado de alguns programas de saúde e sociais, conheci o Consultório na Rua e logo me identifiquei. Voltei para a nossa cidade e solicitei a sua implantação pensando na dignidade dessas pessoas que estão totalmente vulneráveis. Nossa gestão tem cuidado das pessoas e não é só oferecer serviços de saúde, mas também acolher”, destacou Suzana.

“O Consultório na Rua é muito mais do que um programa de promoção à saúde. É uma maneira de oferecer dignidade a essas pessoas que estão em total vulnerabilidade. A gestão Suzana Ramos quer levar humanização, inclusão, conforto e segurança, a quem mais precisa” comentou o Secretário de Saúde, Allan Jones.

 Atendimento

A Assistente Social Jussara Rêgo explica que essa etapa consiste em localizar e informar essas pessoas sobre o programa. “Nesse primeiro momento, a equipe está fazendo um mapeamento no centro da cidade, para identificar essa população em situação de rua, onde costumam dormir, se alimentar, e então faremos um diagnóstico dessa micro área, dos serviços disponíveis para que eles possam ser encaminhados”, explicou.

Em todas as abordagens, a equipe está realizando entrevistas com esse público para traçar um olhar sobre essas pessoas, como explica a psicóloga Poliana Cruz. “Essas pessoas trazem consigo vivências dolorosas, de muito sofrimento emocional. Essas vivências podem advir das próprias relações familiares e há uma ruptura desses vínculos. Muitas vezes em relação ao trabalho, com a ruptura de vínculos de emprego e renda, ou pelo uso abusivo de substâncias psicoativas. São pessoas que experimentam violência e violações dos seus direitos, que estão emocionalmente fragilizadas e o psicólogo na equipe vem fomentar essa promoção da saúde mental”, destacou.

Equipe Multiprofissional

A equipe do Consultório de Rua é composta por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, redutor de danos e agente social, e técnico de enfermagem, além do motorista. O programa dispõe de um carro para deslocamento, transportando a equipe, e caso não seja possível fazer o atendimento e acompanhar o paciente na rua, o mesmo vai ser transportado para uma unidade de saúde mais próxima, para que sejam feitos os atendimentos necessários. O consultório vai funcionar durante 30 horas por semana.

Fonte – Ascom Sesau / PMJ.