A conta de luz vai ficar mais barata. É que afirmou, nesta terça (23), a Neoenergia Pernambuco.
Segundo a empresa, a redução no valor da energia entra em vigor a partir de segunda-feira (29).
A concessionária disse que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela regulamentação do setor elétrico no país, definiu as novas tarifas de energia elétrica para os mais de 4 milhões de clientes da Neoenergia Pernambuco.
O índice médio do reajuste tarifário anunciado pela Aneel aponta uma queda de 2,69%.
Para a baixa tensão, condição que inclui a maioria dos clientes residenciais, o efeito médio será de menos 2,63%.
A variação aplicada aos clientes de alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, será de menos 2,85%.
Apesar da inflação atual, os custos específicos de distribuição da Neoenergia Pernambuco foram diminuídos em 4,40%, o que permitiu que fosse atingido um índice final menor, no valor de 1,39%.
Composição
De acordo com a Neoenergia, na composição da tarifa, a parte que compete à distribuidora apresenta o menor impacto.
Segundo a empresa, 43,6% do valor cobrado na fatura, são destinados ao pagamento de custos com a compra e transmissão de energia.
Ainda conforme a companhia, os tributos (encargos setoriais e impostos) continuam tendo uma grande participação nos custos da tarifa de energia elétrica, representando 31,7% do total.
A distribuidora fica com 24,7% do valor pago pelos consumidores pernambucanos, para cobrir os custos de operação, manutenção, administração do serviço, e investimentos nas 184 cidades atendidas pela distribuidora e na Ilha de Fernando de Noronha.