Uma parceria entre a TV Escola Juazeiro e a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Irmã Redenta promoveu uma manhã de contação de histórias, nesta quinta-feira (18). A Ação marcou o Dia Nacional da Literatura Infantil e da Leitura na Emei e integra as atividades do projeto “Leitura é pra gente de qualquer altura”, desenvolvido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), nas escolas que atendem os estudantes da educação infantil.
Entre muitas histórias, a coordenadora pedagógica da TV Escola Juazeiro, Adriana Campana, contou a narrativa trazida no livro “A cor de Coraline”, de Alexandre Rampazzo. “Atualmente, as escolas estão trabalhando com o tema diversidade, dentro do projeto de leitura. Então trouxemos a contação de ‘A cor de Coraline’, que é um livro que já está sendo trabalhado e contei outras histórias que falam de transformação e diversidade para que também sejam usadas no projeto”, conta Adriana.
De acordo com a gestora da unidade, Jilda Carvalho, a atividade desta quinta-feira integra um conjunto de atividades desenvolvidas na escola para estimular a leitura. “Para celebrar esse dia, trouxemos a contação de histórias, porque, além de estimular a imaginação, a oralidade e a escrita, a contação de histórias é uma prática pedagógica que exercita as conexões neurais da criança, fazendo com que ela se identifique com as situações e desenvolva meios de lidar com seus sentimentos e emoções. E essa é uma atividade que se soma a outras ações que implementamos, como a sacola da leitura, que as crianças levam para casa para ler com a família”.
Além de incentivar a literatura, a participação da equipe da TV Escola Juazeiro na Emei Irmã Redenta faz um link com o quadro ‘Tenda de Histórias’, que é assistido pelas crianças.
—
Texto: Ascom Seduc/PMJ