A 8ª Ciretran/Detran-PE de Petrolina está sendo coordenada por Adalberto Bruno Filho, empossado pelo diretor-presidente do órgão no estado no início do mês de outubro. A indicação ao cargo foi feita pelo deputado estadual licenciado e Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos (PSB). Lembre aqui.
Nesta terça-feira (13), ao programa Nossa Voz o coordenador falou das ações, demandas em atrasos de documentos e a flexibilização junto à gestão do Estado para a realização de um mutirão como forma de desafogar as demandas no setor e agilizar as solicitações dos usuários do órgão. “A gente está cuidando disso junto à diretoria em Recife, para buscar um mutirão e resolver todas as demandas”.
“Assumimos na quinta feira (1°), e desde então estamos tomando frente e acatando sugestão de servidores. Começamos colocando duas tendas para aquelas pessoas que chegam mais cedo. Esses usuários tem horário de agendamento, tivemos conhecimento que as pessoas estavam ficando no sol (…). Pedimos para que todos sigam os protocolos de distanciamento social e realmente, às vezes, a gente demarca com todas as normas pertinentes ao Covid-19, mas as pessoas tendem a se aproximarem umas das outras”, destacou Adalberto.
Atendimentos
Conforme o novo coordenador do 8ªCiretran, o número de atendimento está reduzido, porém, os prazos estão flexibilizados. “Os prazos que venceram neste período de pandemia, as pessoas não precisam ficar temerosas, não precisam se preocupar. A autarquia passou três meses parada, então carros não pararam de serem vendidos, as vendas começaram online, os despachantes continuam com o trabalho, o que acontece é o acúmulo de demanda bastante reprimida. A gente está lutando, buscando meios para dar vazão a essa demanda de documentos como veículos de concessionárias, de revenda de vendas pelos corretores e do cidadão que tem seu atraso em receber documento em emplacar seu carro novo”, destacou.
Agendamentos online
“Estamos detectando qual o problema que está havendo, realmente a Internet em geral, ela vem sempre sobrecarregada, e isso vem trazendo uma demanda de pessoas que não conseguem agendamento online, deste modo, orientamos que continuem tentando (…). Como não pode aglomerar a gente não tem mais como abrir agendamentos presenciais em decorrência do vírus da Covid-19. A gente tem que se acostumar com o ‘novo normal’, de forma que não haja riscos para os servidores e nem para a população no geral”, frisou Bruno, preocupado.
Reclamações/ CNH/ Vistorias/ Liberação de Veículos
“A princípio, a compreensão das pessoas é muito importante, esses problemas foram devido a pandemia. Quando o Detran reabriu já existiam as demandas e as pessoas vieram com muita pressa, a gente está cuidando em agilizar. Recebemos orientação do governador do Estado sobre humanizar, buscar trazer a população para próximo da coordenação, dos cargos de chefia, a gente precisa fazer esse trabalho para que venha honrar o nome servidor público”, pontuou Bruno.
Reclamação de ouvintes
Questionando sobre valores dos despachantes e transferência da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o ex-vereador explicou. “A questão do congestionamento para agendamento se dá por conta da demanda reprimida, a gente está cuidado para alcançar a normalidade. O despachante não é servidor da Ciretran, apesar de entender que ele é uma peça importante para o trabalho. O despachante recebe a procuração daquele usuário que não pode ir até o órgão, e é ele quem faz esse serviço de representação”.
Com a CNH vencida, o ouvinte de Juazeiro (BA) solicitou esclarecimentos sobre como transferir o documento para Petrolina e valores. “Sobre valores ainda não estou por dentro,como também de alguns outros serviços. O primeiro passo é buscar e procurar agendamento no Ciretran ou no Expresso Cidadão que já está funcionando. Estamos funcionando também aos sábados”, informou.
(Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)